Mesa posta de Natal, dicas e inspirações

Oi, gente! Se vocês são como eu que adora preparar uma ceia especial, cheia de detalhes e com o máximo de capricho, deve estar pensando em como surpreender a sua família esse ano. Por isso, resolvi preparar esse texto com dicas e inspirações de mesa posta de Natal, afinal, é o local onde todos vão se reunir para celebrar esse momento tão especial.

Como a mesa é o centro das atenções, é lá que vamos focar nossa energia para transmitir coisas boas para quem amamos. Vou te contar como fazer uma linda decoração de mesa, sem complicações e, ao mesmo tempo, sublime.

 

Por onde começar a decoração da mesa de Natal

Comece pensando no estilo da mesa posta de Natal que você quer. Essa decisão pode ser tomada com base nas louças que você vai usar. A decoração da ceia pode ser clássica, moderna, rustica, tradicional, enfim, o que tiver mais a ver com você.

Depois escolha a paleta de cores. Para isso, considere que para uma louça colorida ou estampada é indicada uma toalha neutra e vice-versa.

Nessa foto, está uma das decorações natalinas que fiz aqui em casa. Optei por uma mesa clássica, com detalhes bege e dourado, muitas flores e velas.

Gosto muito de usar peças de família no Natal, tem tudo a ver com o momento, é algo singelo e cheio de afeto. Se você tiver algum item herdado, aproveite a ocasião para utilizar. Nesse caso, a louça pertenceu a minha mãe e o conjunto de guardanapos foram da minha avó.

 

Se optar por uma mesa rústica, abuse de linho cru, cores naturais e elementos como pinhas, juta e vela. Será uma opção diferente e muito bonita.

Fonte

Embora seja uma celebração tradicional, nada te impede de fazer uma mesa moderna e minimalista, usando cores neutras. Veja esse exemplo, é elegante, tem elementos natalinos e nada convencional.

Fonte

Entretanto, se a sua praia é receber o Natal da maneira mais tradicional possível, capriche no vermelho, verde, dourado e nas peças natalinas.

Fonte

Para quem busca algo mais artesanal e cheio de afeto, poderá usar peças em crochê, uma técnica em alta, tanto na moda quanto na decoração. Ganhou ainda mais força na medida que o estilo escandinavo, de decorar a casa, caiu no gosto das pessoas.

Vou contar um segredo…Tenho uma colcha de crochê linda, presente da minha sogra, e já utilizei como toalha de mesa em um Natal. O resultado ficou incrível.

É o que eu sempre falo, a gente tem que usar a criatividade para explorar todos os recursos que temos em casa.

Para quem tem habilidade com o crochê, no site da Pingouin tem a receita desse conjunto para mesa de Natal, inspirado nos suéteres natalinos.

Fios Pingouin

Detalhes que fazem a diferença na decoração da mesa de Natal

Os detalhes fazem toda a diferença, na decoração da mesa de Natal eles são imprescindíveis para dar aquele toque especial.

Centro de mesa

Capriche no centro de mesa. Use elementos natalinos combinados com plantas e velas, esse conjunto vai criar uma atmosfera elegante e acolhedora. Aproveite para tirar os castiçais do armário, mas se você não tem, improvise com copos e taças. A mesma dica vale para as plantas, caso não tenha vasos, aproveite os vidros de palmito, coloque um laço bonito e pronto!

Fonte
Fonte
Fonte

Toalha, jogo americano e sousplats

Toalha, jogo americano ou sousplats? Tanto faz. Você poderá usar até mesmo uma sobreposição combinando mais de um desses itens. Se o resultado te agradou, isso é o que importa.

Fonte

Os jogos americanos e sousplats são opções práticas, além disso, protegem a mesa dos pratos quentes e realçam a louça. Aproveite e veja o vídeo abaixo, onde ensino o passo a passo de como montar a mesa de Natal.

Guardanapo

Para a mesa de Natal gosto de usar guardanapo de pano, afinal, é uma ocasião especial. Se você não tiver, use de papel, atualmente existem lindos modelos natalinos.

Use napkin ring, aquelas argolinhas de guardanapos, para dar aquele toque final. Se porventura você não tiver, utilize uma fita. Aproveite para dar um toque especial, coloque junto uma flor, um pau de canela, um bilhetinho com frases carinhosas, ou um bombom. Será uma surpresa muito agradável.

Fonte
Fonte

Como arrumar os talheres e os copos

Disponha as facas e a colher de sopa ao lado direito, garfos à esquerda e os talheres de sobremesa acima do prato. Organize de acordo com a sequência dos pratos, sendo que, na hora de utilizar comece de fora para dentro.

As taças devem ficar ao lado direito, disposta conforme o tamanho. Sendo assim, a mais próxima do prato é a de água, seguida da de vinho tinto e do vinho branco. A de espumante fica atrás dos outros. No vídeo acima mostro direitinho como arrumar.

Fonte

Quero aproveitar e te dar uma dica extra, se você está em dúvida sobre o menu, aqui nesse vídeo eu apresento algumas opções de pratos práticos e com lindas apresentações. E se quiser saber mais detalhe sobre etiqueta à mesa aqui no blog tem um post sobre esse assunto.

 

Depois de tudo pronto é hora de curtir o momento, com a sua família e as pessoas que você ama, absorver as vibrações de felicidade e cultivar mais uma lembrança memorável.

Se você postar uma foto da sua mesa posta de Natal, não esqueça de me marcar. Adoro ver as coisas que vocês fazem. Caso esteja confusa sobre como planejar a sua festa de Natal, não deixe de ver o post que preparei sobre esse assunto.

Beijo da Lu

Share:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Idioma:

Lu Marinho não tem medo de mudanças – nem as dela, nem as suas!
Com uma carreira consistente e estável, um belo dia resolveu mudar tudo e hoje trabalha com sua paixão, o design de interiores!

Faz isso tanto para clientes dos USA quanto do Brasil, em ambientes residenciais, comerciais e eventos corporativos. Além disso, em seu canal do YouTube dá dicas de decoração, DIY, boas compas, viagens, passeios, comidinhas e muito mais!

Últimos Posts

Rolar para cima