5 lugares no mundo com arquitetura única

Oi, gente! Sei que nesse momento muitos de vocês estão pesquisando destinos interessantes para passar as férias, então resolvi compartilhar uma lista dos 5 lugares no mundo com arquitetura única. Sabe o que é legal? Apesar de serem destinos turísticos, podemos visitá-los calmamente, explorando todos os seus cantinhos secretos e suas peculiaridades.

Esses cinco locais possuem características arquitetônicas originais e muita história. São seguros, pitorescos e nos proporcionam ótimas experiências gastronômicas.

 

Rothenburg ob der Tauber – Alemanha

É o destino mais fofo dessa lista. Fica na região da Baviera há 65 km de Nuremberg. É a cidade mais famosa da Rota Romântica, um percurso de 350km que passa por florestas, montanhas e lindas cidades.

Rothenburg é uma cidade medieval murada, sua história começo no ano de 970, quando a região passou a ser posse do Conde Comburg-Rothenburg. É extremamente bem preservada!

Seu muro foi construído por volta do século XIII, entretanto, o que vimos hoje é uma reconstrução, afinal 45% da cidade foi destruída na 2ª Guerra Mundial. Por incrível que pareça, em 1950 Rothenburg já havia recuperado 100% de todo o seu esplendor!

É uma cidade pequena, perfeita pra conhecer a pé, com calma, observando sua bela arquitetura, suas casas com flores na janela e minuciosos detalhes.

Dizem que Walt Disney se inspirou em Rothenburg para criar a vila onde vivia Pinóquio. Sinceramente? A cidade tem mesmo um aspecto de conto de fadas.

Não deixe de visitar a loja Käthe Wohlfahrt que vende artigos natalinos o ano inteiro. Na verdade, a cidade de tem vocação para essa celebração, por lá acontece anualmente o Mercado de Natal, uma tradição que começou há mais de 500 anos.

 

Santorini – Grécia

Essa paradisíaca ilha grega é, na verdade um dos vulcões mais ativos do Mar Egeu. Em 1650 aC houve uma grave erupção que arrasou a civilização local. Nessa catástrofe a parte central entrou em colapso com o peso da lava e ruiu, então, a água do mar preencheu essa lacuna formando a famosa Caldera de Santorini e a meia-lua que é a ilha principal.

Santorini tem um estilo arquitetônico singular, suas construções são arredondadas, marcadas pela presença de muitas cúpulas e arcos. As casas são brancas, com portas e janelas azuis e geralmente não possuem rodapés. Em alguns casos as edificações foram escavas na pedra, dessa maneira mantêm a temperatura interna agradável sem a necessidade de ar-condicionado. Suas ruas são estreitas e muito pitorescas.

Santorini convida ao relaxamento, o contraste de suas cores proporciona bem-estar e uma deliciosa sensação de paz. E tem mais, o pôr do sol é simplesmente estonteante.

Eu amo a Grécia, tenho um vídeo cheio de dicas sobre esse país, dê um play e apaixone-se por ele.

 

Costa Nova do Prado – Portugal

Essa é uma simpática praia portuguesa localizada há apenas 12km de Aveiro. No verão suas ruas pacatas ficam movimentadas e cheias de gente curtindo esse charmoso vilarejo, conhecido pelas casas listadas.

A Costa Nova do Prado surgiu no início do século XIX, fundada como vila de pescadores. Naquela época, os homens do mar construíam seus armazéns e abrigos em madeira e os pintavam com listas, assim podiam ser vistos de longe. O tempo passou, o local virou point de veraneio, mas a tradição das listas coloridas foi mantida, transformando-se em uma característica da região.

Atualmente todas as construções desse vilarejo são listadas, são casas, hotéis, lojas e restaurantes, dando um aspecto único a essa simpática praia. É um local de comida boa, povo simpático e lindas fotos.

Quando estiver na Costa Nova do Prado aproveite para conhecer o Farol da Barra, fica na extremidade norte. Tem 62 metros de altura, é o maior farol de Portugal e um dos mais altos do mundo.

Eu adorei esse local, aliás, a região toda de Aveiro é linda, veja mais dicas no vídeo abaixo.

Chefchaouen – Marrocos

Chefchaouen fica no Norte de Marrocos nas montanhas do Rife, conhecida pelas suas casas pintadas em diferentes tons de azul.

Fundada em 1471, era um refúgio dos judeus que fugiam da inquisição espanhola. Eles viveram por lá até meados do século XX, quando o Estado de Israel foi estabelecido. Hoje, a cultura dominante são os muçulmanos berberes, cuja expressão artística mais famosa são as belas e coloridas tapeçarias.

Existem algumas interpretações para justificar o azul de Chefchauen, dizem que a cor foi escolhida para espantar os mosquitos, outra explicação diz que o azul traz frescor nos dias mais quentes. Entretanto, a versão mais aceita é que a comunidade judaica escolheu essa tonalidade para remeter a ideia de paraíso e espiritualidade.

O fato é que grande parte da arquitetura daquela época ainda é conservada. Sua Medina, conjunto urbano cercado por muralhas, é um emaranhado de becos, escadarias e ruelas, formando um fascinante labirinto.

Chefchauen é uma cidade tranquila, um lugar onde a gente sente paz. O melhor programa é se perder em suas ruazinhas estreitas cheias de lojinhas de todo tipo, observar, tirar fotos e simplesmente desfrutar.

Saiba mais sobre Chefchauen assistindo esse vídeo que gravei quando estive lá.

Setenil de las Bodegas – Espanha

Setenil de las Bodegas fica a 120 km de Sevilla na comunidade autônoma de Andaluzia. A grande particularidade dessa cidade está no fato de suas casas serem encravadas literalmente nas pedras, aproveitando todo o relevo e utilizando as rochas como parte de suas estruturas.

Esse estilo de construção tem algumas vantagens, é seguro, econômico, visto que os paredões rochosos integram a estrutura, além de proporcionar uma boa sensação térmica.

Setenil era uma cidade moura, teve grande importância estratégica na contenção do avanço cristão à Granada.  Seu castelo, construído no século XII, era considerado inexpugnável pelos reis católicos. Foram necessários sete cercos antes da cidade ser finalmente invadida em 1484.

Vale muito a pena conhecer esse vilarejo, declarado “Melhor destino secreto da Europa 2019”, um povoado pitoresco daqueles que a gente não se cansa de apreciar.

Conta pra mim qual desses cinco destinos você mais gostou. E não esqueça de compartilhar com seus amigos, vamos aproveitar esse final de ano para propagar coisas boas.

Você já conhece algum desses locais?

Beijo da Lu

Share:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Idioma:

Lu Marinho não tem medo de mudanças – nem as dela, nem as suas!
Com uma carreira consistente e estável, um belo dia resolveu mudar tudo e hoje trabalha com sua paixão, o design de interiores!

Faz isso tanto para clientes dos USA quanto do Brasil, em ambientes residenciais, comerciais e eventos corporativos. Além disso, em seu canal do YouTube dá dicas de decoração, DIY, boas compas, viagens, passeios, comidinhas e muito mais!

Últimos Posts

Rolar para cima