Etiqueta à mesa

Oi Gente, tudo bem? Em nosso dia a dia, quando vamos jantar com a família e amigos, não tem essa história de regra de etiqueta né? O mais importante é estarmos todos juntos curtindo o momento. O problema é quando somos convidadas para um almoço de trabalho, ou uma festa formal, onde nos deparamos com aquele monte de talheres ou uma comida complicada de comer, aí bate o desespero! Por isso resolvi te dar um help, você vai ver que etiqueta à mesa não é nenhum bicho de sete cabeças.

Começando a refeição

Se for uma reunião na casa de alguém, espere o anfitrião convidar para se sentar à mesa, e só comece a comer depois de todos serem servidos. Entretanto, se a mesa for muito grande, espere que pelo menos metade dela seja servida para começar a comer.

Os guardanapos servem para limpar a boca, jamais limpe os óculos, o rosto ou qualquer outra coisa com eles. Não desdobre o guardanapo inteiro como se fosse um lençol, desdobre uma única vez e coloque sobre as pernas, se for de papel, deixe ao lado do prato.

Sabe aquele pratinho que fica no canto esquerdo? Ele serve para o pão, e evita que o seu prato fique cheio de migalhas, geralmente tem uma pequena faca junto com ele, que é para passar a manteiga ou patê.

Mantenha a postura ereta, você deverá levar a comida à boca, e não a boca até a comida.

Sobre a mesa apenas a comida, talheres, copos e pratos, nada de chave do carro, carteira, celular ou cotovelos!

Se você estiver usando batom ou comendo algo que suje a boca, o ideal é limpá-la antes de beber algo, mas se sem querer você deixou marcas no copo, limpe discretamente, para não ficar com aquele aspecto feio.

Os talheres

Os talheres são os que mais assustam, não é mesmo? Mas a regra é simples: comece sempre de fora para dentro, ou seja, você vai iniciar utilizando os que estão mais distantes do prato. Essa é a sequência que será servida a refeição.

Depois de cortar o alimento, repouse a faca no canto superior direito, com o corte voltado para você. Não corte a comida toda de uma vez, como fazemos com as crianças, vá fazendo aos poucos. Ah, tem um detalhe importante, a faca deve ser pega sempre com a mão direita, diferente do garfo que pode ser utilizado pelas duas. Ou seja, segundo as regras de etiquetas, a gente tem que cortar com a mão direita, segurando o garfo com a esquerda, depois repousar a faca no canto direito do prato, e comer com o garfo na mão direita.

Nunca coloque os talheres sujos na mesa! Sempre os deixe apoiados no prato.

Quantidade de comida

Não encha o prato de comida, e nem o garfo! Afinal é muito feio colocar aquele monte de comida na boca, coma devagar, levando pequenas porções à boca, e sempre pouse os talheres no prato entre uma garfada e outra.

Se você for tomar sopa, coloque apenas a ponta da colher na boca, e não faça barulho.

Todos nós sabemos que não podemos falar com a boca cheia, se alguém te fizer uma pergunta, engula tranquilamente o que você estiver comendo e só depois responda. E jamais gesticule segurando os talheres nas mãos.

Comidas difíceis de comer

Comidas complicadas de comer é outra coisa que nos dá arrepios em jantares formais! Então vamos desmistificá-las…

Você sabia que não devemos pegar o caroço da azeitona com o garfo? Pois é gente, o correto é levar a azeitona a boca com o garfo, e pegar o caroço com uma das mãos, depois coloque no cantinho do prato discretamente.

As folhas devem ser dobradas, nunca cortadas. O mesmo acontece com o espaguete que também não pode ser cortado, mas aí vem outro momento tenso, o molho do macarrão! Se você achar que poderá espirrar em sua roupa, prenda o guardanapo na gola da blusa, isso não é considerado falta de educação. É muito pior sair com a blusa suja, não é mesmo?

Carnes e frangos devem ser retirados do osso usando os talheres, nada de segurar com as mãos.

Final da refeição

Ao terminar a refeição, deixe os talheres unidos no centro do prato, dessa forma você indica para o garçom que já finalizou sua refeição.

Só deixe a mesa depois que todos tiverem terminado.

Se você perceber que os seus dentes estão sujos, coloque o guardanapo sobre a mesa e vá ao banheiro resolver. Nem preciso falar que os palitos de dentes estão proibidos, né?

Tipos de serviços

Quando você é servida por um garçom, é chamado de buffet à francesa. Você vai ficar lá sentada e alguém traz e retira os pratos. Mas também é bastante comum, o buffet à americana, que é quando o convidado se serve, nesse caso, pode acontecer de não ter mesa para todos, aí você terá que apoiar o prato sobre as pernas. Em uma situação como essa, eu te aconselho a se servir de comidas fáceis de comer, pra não correr o risco de derrubar no chão ou sujar a roupa.

Como eu disse no começo, essas regras são aplicáveis em eventos formais, conhecê-las nos dão segurança quando nos deparamos com elas, mas em nosso cotidiano, nos almoços em família vale aproveitar o momento, se divertir e deixar a formalidade um pouco de lado, porque são esses momentos que nos fazem felizes, e é deles que a gente vai lembrar do futuro.  Você concorda comigo?

Beijo da Lú

Share:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Idioma:

Lu Marinho não tem medo de mudanças – nem as dela, nem as suas!
Com uma carreira consistente e estável, um belo dia resolveu mudar tudo e hoje trabalha com sua paixão, o design de interiores!

Faz isso tanto para clientes dos USA quanto do Brasil, em ambientes residenciais, comerciais e eventos corporativos. Além disso, em seu canal do YouTube dá dicas de decoração, DIY, boas compas, viagens, passeios, comidinhas e muito mais!

Últimos Posts

Rolar para cima