Símbolos Natalinos e seus significados

Oi, gente! Já parou para pensar nos símbolos de Natal, tão presentes em nossas vidas, e que muitas vezes nem sabemos os seus significados? Pesquisando sobre esse tema, descobri que alguns têm origens pagãs e outros são tão tradicionais que não sabemos ao certo como apareceram. Achei tudo tão interessante, que resolvi compartilhar com vocês alguns fatos curiosos sobre a origem e sentidos da simbologia Natalina. Claro, vou dar algumas dicas de como utilizar cada um deles.

 

Árvore de Natal

Enfeitar árvores de Natal é algo tão tradicional, que faz parte da memória afetiva de todas nós. Um costume ancestral que começou com os povos pagãos. Eles costumavam levar pinheiros para dentro de suas casas, como parte dos rituais de solstício de inverno (21 de dezembro), e os decoravam com frutas. Simbolizava a vitória da luz sobre as trevas! Isso porque os pinheiros pertencem a um grupo de árvores que ficam verdes o ano todo, mesmo nas baixas temperaturas.

Com o passar do tempo e crescimento do cristianismo, esse símbolo foi incorporado a tradição natalina. Embora existam várias teorias sobre como essa integração aconteceu, o importante é que as árvores de Natal conquistam os nossos corações e seus enfeites também carregam muitos significados interessantes.

Eu já escrevi um post com dicas para enfeitar árvores de Natal criativas. Se você está pensando em fazer algo diferente esse ano, não deixe de ler.

 

Bolas de Natal

As bolas de Natal representam os frutos da árvore e as nossas aspirações, como esperança, abundância, alegria, dentre outros desejos. São ótimas alternativas para decoração Natalina, podem ser usadas tanto nas árvores de Natal, quanto nas guirlandas ou em arranjos.


Fonte

São tão bonitas, que o simples fato de colocá-las dentro de vasos transparentes já cria um lindo efeito Natalino. Ficam muito elegantes na decoração da mesa da ceia, compondo com velas e pinhas.


Fonte

As bolinhas de Natal são baratas e charmosas, permitem muitas possibilidades, vale muito a pena apostar nelas.

 

Estrela

Varal de estrelas de crochê – Pingouin

Segundo a tradição católica, a Estrela de Belém guiou os três reis magos até o local de nascimento do menino Jesus. Além disso, ela representa o próprio Cristo, considerado a estrela guia da humanidade. Por isso é muito utilizada no topo da árvore de Natal e em todo tipo de enfeites, além de tudo, o formato é lindo. Veja esse varal de estrelas em crochê, uma decoração natalina diferente e cheia de afeto.

 

Velas

As velas representam a luz do nascimento de Jesus, que veio ao mundo iluminar o caminho da humanidade. Sou apaixonada por velas, nunca abro mão delas e, no Natal, não poderia ser diferente. Presença garantida na ceia, deixam o ambiente aconchegante e dão um charme especial. Não deixe te usar velas na noite de Natal.

 

Guirlanda

Existem algumas versões sobre a origem e o significado da guirlanda. Os romanos faziam coroas de folhas para presentar pessoas queridas da família. Na versão cristã, o seu formato circular representa a coroa de Cristo. Também existe a teoria de que esse círculo simboliza o amor infinito de Deus e que essa tradição foi criada pelos alemães.

Aqui nos EUA é normal fazer guirlandas em diversos momentos, como Dia dos Namorados, Páscoa, começo do outono e obviamente Natal. Eu acho uma ótima maneira de dar boas-vindas para as pessoas que recebemos, uma forma de conectá-las com a magia do Natal, logo na entrada de casa. É um jeito de mostrar que o espírito Natalino está presente.

Se você quer ter uma guirlanda criativa, veja o vídeo abaixo. Nele eu ensino 3 opções de como decorar guirlandas.

 

Presépio

O presépio é uma linda tradição, principalmente para as crianças que adoram participar da montagem. O primeiro presépio que se tem registro foi feito em 1223, montado em uma gruta na Itália por São Francisco de Assis, que queria mostrar para os fiéis como foi o nascimento de Jesus.  Aqui no Brasil o padre José de Anchieta montou o primeiro presépio em 1552.

Pode ser feito com o cenário completo, os reis magos, animais, Estrela de Belém e todos os elementos já bastante conhecidos; ou ser algo simples, apenas com Maria, José e Jesus, afinal, somente a simbologia desses 3 personagens já são suficientes para representar o todo. E é uma ótima alternativa para quem não tem muito espaço.

 

Papai Noel

A figura mais aguardada pelas crianças é sem dúvida nenhuma o Papai Noel. Na realidade o bom velhinho foi inspirado em Nicolau, arcebispo de Mira, Turquia. No século IV ele jogava, anonimamente, moedas de ouro pelas chaminés dos mais necessitados. Posteriormente, alguns milagres foram atribuídos a ele, por essa razão foi consagrado Santo.

Sendo um clérigo, São Nicolau usava batina, bem diferente da vestimenta vermelha e cheia de pompa do Papai Noel. Essa representação foi criada pelos americanos e amplamente difundida pelo mundo.

 

Presentes

Os presentes, tão associados ao consumismo, tem a ver com os três Reis Magos, que presentearam Jesus com ouro, incenso e mirra. O ouro simboliza a realeza, o incenso, a divindade, e a mirra, os aspectos humanos de Jesus. Um significado bem diferente do que cultivamos não é mesmo?

Você sabia dessas curiosidades?

Você tem algum ritual especial no Natal? Comente aqui embaixo, vou adorar saber.

Beijo da Lu

Share:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Idioma:

Lu Marinho não tem medo de mudanças – nem as dela, nem as suas!
Com uma carreira consistente e estável, um belo dia resolveu mudar tudo e hoje trabalha com sua paixão, o design de interiores!

Faz isso tanto para clientes dos USA quanto do Brasil, em ambientes residenciais, comerciais e eventos corporativos. Além disso, em seu canal do YouTube dá dicas de decoração, DIY, boas compas, viagens, passeios, comidinhas e muito mais!

Últimos Posts

Rolar para cima