Decoração criativa para o Natal

Oi, gente! Está chegando o Natal, época do ano que eu ADORO. Tempo de confraternização, amor, esperança, alegria, comida boa e troca de presentes. Uma celebração que começa muito antes do dia 25, afinal, os preparativos são parte da festa. Tantas coisas que precisam ser feitas que o mês passa rapidinho, a gente nem percebe! Para te dar uma ajuda em meio a essa correria, preparei algumas dicas de como fazer uma decoração criativa para o Natal.

Decoração natalina e as fases da vida

Vocês já repararam como a decoração natalina vai mudando conforme as fases da nossa vida? Quando somos jovens geralmente celebramos o Natal na casa dos pais e tendemos a fazer decorações mais simples e práticas, adequadas a um cotidiano agitado.

Depois vem as crianças e caprichamos um pouco mais, os enfeites ficam mais lúdicos com profusões de papais-noéis. Na sequência, chega o momento que começamos a receber convidados para a ceia de Natal e preparamos uma decoração mais elaborada. Precisamos pensar na mesa, apresentação dos pratos e vestir a casa toda com elementos natalinos, afinal, vamos recepcionar pessoas queridas para uma ocasião muito especial.

As dicas que você verá mais abaixo vão atender a todas essas fases da vida. Algumas são práticas e econômicas e outra um pouco mais sofisticadas, tudo pra te auxiliar na preparação desse momento tão especial.

 

Árvore de Natal criativa

A árvore de Natal é a estrela da decoração, para mim, representa o milagre da vida na terra e as bolinhas são os frutos, o alimento e a fertilidade. Vale qualquer tamanho, desde as pequeninas até as imensas, tudo depende do espaço que você tem disponível.  Podem ser naturais, artificiais, aliás, não precisa nem ser um pinheirinho, você pode simplesmente decorar uma planta bonita que você tem aí na sua casa e criar uma versão única.

Se quiser sair do lugar-comum, poderá criar a sua árvore com materiais inusitados e baixo orçamento. Essas que selecionei abaixo, além de criativas, são ótimas para espaços pequenos.

Árvore feita de pinha

Árvore feita galhos

Árvore feita suculentas

Árvore feita com fotos

Árvore feita com livros

Para quem tem crianças, vale pensar em uma árvore de Natal que seja a cara delas. É importante envolver os pequenos desde cedo no clima natalino, incentivando-os a ajudar na decoração. Dessa forma, vão criando memorias afetivas dessa data tão bonita, além do mais, eles amam esse tipo de atividade.

Árvore Mickey

Para estimular as crianças menores a participar desse momento, sugiro uma árvore de Natal de feltro, encontrada facilmente na internet. Depois é só colocar na altura delas para que possam colar e descolar os enfeites livremente.

Árvore de feltro

 

 

Como enfeitar a árvore de Natal?

Essa é uma das perguntas que as pessoas mais me fazem. Por isso vou compartilhar meus 5 segredinhos pra você arrasar na hora de enfeitar a sua árvore de Natal.

  • Escolha enfeites que sejam proporcionais ao tamanho da árvore. Nada de botar adereços grandes em árvores pequenas;
  • Comece colocando os pisca-piscas, tomando cuidado para esconder os fios;
  • Depois é a vez das fitas e guirlandas;
  • Antes de colocar as bolinhas e os enfeites, organize todos eles por família, isso é, de acordo com a cor, material ou tema;
  • Distribua esses enfeiteis, começando pela maior família, repartindo uniformemente pela árvore. Tenha o cuidado de espalhar bem as cores para criar um visual harmônico.

 

Como fazer guirlanda de Natal

A guirlanda é uma maneira de dar boas-vindas para quem está chegando em nossa casa, uma forma circular que não tem começo e nem fim, símbolo de união e proteção. Alguns acreditam que ela representa a coroa de Cristo, outros que tem a ver com o movimento solar e seus ciclos, o fato é que são lindas e podem ser enfeitadas com o que a gente quiser.

Eu já fiz guirlanda de carretéis de linha, botões e folhagem, para hoje separei dois tutoriais, o primeiro é uma versão mais tradicional, o segundo, um modelo cheio de positividade, perfeito para levar uma mensagem bacana nesses tempos difíceis.

 

Decorando a casa toda para o Natal

Se você for como eu, que adora receber e ama o Natal, vai querer caprichar na decoração.  No vídeo abaixo mostro várias maneiras de decorar a casa e criar cantinhos natalinos de forma criativa, mesmo se você não quiser montar uma árvore de Natal. Não deixe de assistir!

Dica extra: Uma forma muito versátil e barata para vestir, literalmente a casa, é trocar as capas das almofadas por versões com motivos natalinos.

Almofadas

 

Deu pra perceber que é possível fazer uma decoração de Natal linda e cheia de charme mesmo com orçamento baixo, o que não pode é deixar de celebrar esse momento especial, cultivar o amor e a comunhão em família.

Agora me conta, como estão os preparativos para o Natal aí na sua casa?

Se você usar uma das minhas dicas, não esqueça de postar uma foto no Instagram e me marcar, vou adorar ver a sua produção.

Beijo da Lu

Share:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Idioma:

Lu Marinho não tem medo de mudanças – nem as dela, nem as suas!
Com uma carreira consistente e estável, um belo dia resolveu mudar tudo e hoje trabalha com sua paixão, o design de interiores!

Faz isso tanto para clientes dos USA quanto do Brasil, em ambientes residenciais, comerciais e eventos corporativos. Além disso, em seu canal do YouTube dá dicas de decoração, DIY, boas compas, viagens, passeios, comidinhas e muito mais!

Últimos Posts

Rolar para cima