Como ser um bom hóspede

Oi, gente! Acho super gostoso ser recebida na casa de amigos e familiares, além de matar a saudade, a experiência é mais afetuosa do que ficar em um hotel, sem contar que é também econômico. Entretanto, para a estadia ser agradável a todos os envolvidos, o convidado também tem que fazer a parte dele, aqui nesse post vou dar algumas dicas de como ser um bom hóspede, daqueles que deixam boas lembranças nos anfitriões.

Os 10 mandamentos para ser um bom hóspede

Para facilitar, preparei uma lista com os 10 mandamentos para ser um bom hóspede, mas antes de qualquer coisa, existe uma regra mestra que é: JAMAIS INCOMODE SEUS ANFITRIÕES. Tudo que você for fazer na casa que irá te hospedar, tem que primeiro passar por esse filtro. Quanto menos interferirmos na rotina da casa, melhor será. Combinado?  Então vamos para os mandamentos.

1 – Fique um período curto

Não abuse da hospitalidade dos seus anfitriões, fique um período curto, por mais intimidade que vocês tenham, uma visita acaba interferindo na rotina da casa, e se for por um longo tempo essa presença acabará se tornando um incômodo. Também é importante ser específico sobre a sua data de chegada e partida.

2 – Presenteie seus anfitriões

Flores, chocolates, uma garrafa de vinho, algo que demonstre sua gratidão por estar sendo recebida. É um gesto simpático que pega muito bem. Eu também recomendo, que você convide seus anfitriões para jantar em um restaurante legal, ou fazer um happy-hour num bar bacana. Logicamente que nesse caso, você é quem vai pagar a conta, é uma forma gentil de retribuir a hospedagem.

3 – Controle as crianças

Geralmente as pessoas são tolerantes com crianças, mas não abuse. Não permita que seus filhos corram pela casa, comam biscoitos fora da mesa, ou qualquer outra coisa que possa gerar incômodos. Caso elas quebrem algo, reponha o prejuízo. Se as crianças estiverem muito agitadas, saia para dar uma volta com elas.

4 – Não leve visita extra

Em hipótese alguma leve um amigo extra para a casa que vai te hospedar. Se coloque no lugar do seu anfitrião e você perceberá como é desagradável uma surpresa dessas, principalmente porque talvez não tenha espaço físico para receber uma pessoa a mais. Imagine como seria constrangedor?

5 – Seja organizada

Não deixe “rastros” seus pela casa, ou seja, mantenha todas as suas coisas organizadas no lugar onde foi destinado para você, nada de esquecer blusas ou sacolas espalhadas pelos outros cômodos.

6 – Seja pontual

Não deixe seus anfitriões te esperando, afinal, eles podem ter algum outro compromisso. Se você se comprometeu em almoçar com seu anfitrião às 13h00, simplesmente chegue nesse horário, organize o seu dia isso. Caso perceba que será difícil cumprir o horário, não se comprometa. A exceção é quanto a hora de chegada, essa sim, você tem a obrigação de informar e cumprir a risca, caso haja algum imprevisto, mantenha seus anfitriões avisados.

7 – Compartilhe momentos com os anfitriões

 

Reserve momentos de convivência com a família que está te recebendo, essas ocasiões são muito agradáveis e vão lhe render ótimas lembranças.

8 – Entre na rotina da casa

Adapte-se a rotina da casa, caso seus anfitriões tenham o costume de dormir cedo, evite fazer barulho tarde da noite. Respeite o estilo de vida deles, se você tiver uma dieta diferente, explique isso a eles, leve a sua comida e em quantidade suficiente para compartilhar com todos.

9 – Seja solícita e grata

Ofereça ajuda na cozinha ou em qualquer outra atividade da casa. Se seus anfitriões te levarem a algum lugar, proponha pagar o combustível, é uma gentileza muito bem-vista.

10 – Não leve animais sem avisar

Essa é uma questão bem delicada, antes de levar o seu bichinho, certifique-se de que isso não será um incômodo e pergunte ao anfitrião se é possível. Caso eles pareçam minimamente hesitantes não leve. Uma vez que o seu pet for aceito, limpe toda sujeira dele.

Além desses 10 mandamentos, gravei um vídeo no YouTube sobre esse tema, veja abaixo.

Hóspede 5 estrelas no Airbnb

O Airbnb é uma plataforma colaborativa de aluguel de casas ou quartos por temporada. Uma forma moderna de se hospedar que vem conquistando cada vez mais usuários, por isso eu não podia deixar de falar sobre ele, afinal, um bom hóspede será aceito em qualquer espaço que ele queira e esteja disponível. Isso acontece porque os hóspedes e anfitriões são avaliados no final estadia.

É importante dizer que no caso do Airbnb, muitas pessoas alugam suas próprias casas quando estão fora, ou simplesmente para ganhar uma renda extra, portanto, elas não têm uma estrutura de serviços como nos hotéis, por isso, quando a gente se hospeda em um imóvel do Airbnb é de bom-tom não deixar uma pilha de louça suja, e muito menos bagunça excessiva. Se quebrar algo, avise o anfitrião e reponha o que foi quebrado, jamais tente esconder uma situação como essa.

Leia atentamente as regras da casa, e respeite todas elas. Aliás, para evitar problemas, leia todo o anúncio, veja se oferece roupa de cama e banho, política de horários, se é permitido fumante, animais de estimação, etc. Qualquer dúvida que você tenha, pergunte ao anfitrião através da plataforma, dessa maneira você estará amparado pelo Airbnb caso algo saia errado.

Bem, para ser um bom hóspede não é complicado, tudo é uma questão de respeito e bom senso, não é mesmo? Se você seguir esses 10 mandamentos estou certa que o sucesso está garantido, e você será um hóspede sempre bem-vindo (a).

Quero aproveitar e recomendar um post que escrevi no mês passado, nele eu falo sobre o outro lado da moeda, que é como encantar as visitas, vale a pena dar uma olhadinha.

Beijo da Lu

Share:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Idioma:

Lu Marinho não tem medo de mudanças – nem as dela, nem as suas!
Com uma carreira consistente e estável, um belo dia resolveu mudar tudo e hoje trabalha com sua paixão, o design de interiores!

Faz isso tanto para clientes dos USA quanto do Brasil, em ambientes residenciais, comerciais e eventos corporativos. Além disso, em seu canal do YouTube dá dicas de decoração, DIY, boas compas, viagens, passeios, comidinhas e muito mais!

Últimos Posts

Rolar para cima