Faça você mesmo, móveis e objetos decorativos

Oi, gente! Esse post é muito especial, vou falar de DIY (do it yourself) o famoso “faça você mesmo”, sobre móveis e objetos decorativos. Adoro esse tema! Porque acredito que quando a gente produz algo, deixamos a nossa energia naquilo, e isso passa a ter um valor diferente. Outro aspecto muito interessante é o efeito em nossa autoestima. Afinal, é uma delícia receber elogios diante das nossas criações!

Logicamente que quando reformamos um móvel ou ressignificamos um objeto, também economizamos dinheiro, mas esse não é o único aspecto envolvido. Rever o nosso comportamento de compra e dessa forma, adotar um consumo mais consciente é o grande impacto disso tudo. É ter uma postura voltada para a sustentabilidade, reaproveitando as coisas ao invés de torná-las descartáveis.

A internet está cheia de ideias criativas para reaproveitarmos coisas que geralmente descartaríamos, eu mesma, tenho uma playlist no Youtube com alguns dos meus projetos de decoração DIY. Selecionei alguns para te inspirar, e vou deixar mais algumas sugestões interessantes, depois me conta o que achou, combinado?

 

Repaginar móveis antigos

Repaginar móveis antigos é uma maneira muito interessante e sustentável. É possível dar uma cara nova, pintando com uma cor vibrante, trocando os puxadores, aplicando adesivos estampados, ou fazendo uma composição com todas essas técnicas.

Fiz isso com uma cômoda que eu tenho aqui em casa, ela não era antiga, mas possuía um design simples, achei que merecia um algo mais! Veja aqui no vídeo como ficou.

Sabe o que é legal? Quando a gente customiza uma peça, nós a transformamos em algo único e totalmente exclusivo. Já no caso de móveis de família, é possível dar uma cara nova e, ao mesmo tempo, conservar a sua memória, dessa maneira, sempre que olharmos para a peça resgataremos lembranças gostosas de outros tempos.

As vezes não são necessárias grandes transformações, um detalhe muda tudo, veja o caso dessa linda poltrona.

Transformar o móvel em outra coisa

Transformar um móvel antigo em outra coisa é uma ótima ideia. Gavetas podem virar nichos de parede, mesinhas ou o que a sua imaginação permitir. De repente dar um novo uso para uma peça muda tudo! Veja o caso dessa cômoda, saiu do quarto e foi para o jardim, guardar variadas espécies de suculentas. Algo nada convencional, não é mesmo?

Que tal transformar uma janela velha em uma linda cabeceira de cama? Foi o que mostrei nesse vídeo com três soluções criativas para cabeceira.

 

Ressignificando o que iria para o lixo.

Tem tantas coisas úteis que podemos fazer com os potes e garrafas de vidro, que jogar no lixo chega a ser uma transgressão. São ótimos para armazenas mantimentos, transformar em vasos, terrário e até porta-velas.

Assista o vídeo onde ensino a ressignificar potes de vidro. Já vou adiantando, é muito fácil!

Olha que interessante esse cordão de luz feito com cápsulas de café! É muito fofo. Pode ser feito na cor original ou pintando com tinta spray. Também é possível utilizar na decoração natalina, afinal, parece um pisca-pisca de sininhos!

 

Crie peças decorativas exclusivas e gastando pouco.

Sabe quando a gente tem uma parede vazia e não encontra nenhum quadro que combine com a decoração ou que tenha as cores e o estilo que procuramos? A solução pode ser mais fácil do que você pensa, basta uma moldura e alguns papéis de scrapbook!

Veja aqui o passo-a-passo.

Para o quarto das crianças é possível criar um tapete de pompom bem colorido, tão fácil de fazer que dá até para envolver os pequenos no projeto. Eles vão adorar!

Criar peças decorativas e repaginar móveis é uma delícia, a gente exercita a criatividade, é super terapêutico e de quebra ajudamos a cuidar do nosso planeta.

Conta aqui nos comentários se você já fez alguma peça decorativa ou transformou um móvel antigo. Quero muito saber!

Beijo da Lu

Share:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Idioma:

Lu Marinho não tem medo de mudanças – nem as dela, nem as suas!
Com uma carreira consistente e estável, um belo dia resolveu mudar tudo e hoje trabalha com sua paixão, o design de interiores!

Faz isso tanto para clientes dos USA quanto do Brasil, em ambientes residenciais, comerciais e eventos corporativos. Além disso, em seu canal do YouTube dá dicas de decoração, DIY, boas compas, viagens, passeios, comidinhas e muito mais!

Últimos Posts

Rolar para cima