Decoração de apartamento alugado

Oi, gente! A maioria das pessoas em algum momento da vida mora de aluguel, muitas vezes por necessidade, mas existem casos que isso acontece por motivações temporárias, como trabalho ou estudo. Seja qual for a razão, a casa tem que ter a cara dos moradores, certo? Então hoje vou te contar tudo sobre decoração de apartamento alugado.

Você sabia que a geração millenials, aqueles que nasceram entre 1980 e 1995, adotam o viver em apartamento alugado como um estilo de vida? Eles preferem a flexibilidade de poder se mudar conforme suas conveniências, do que investir em um imóvel definitivo. As dicas que darei nesse texto também são perfeitas para esse público que tanto valoriza a praticidade.

Para deixar o apartamento com o seu jeito e ainda assim, ter a versatilidade de aproveitar a mobília e objetos em outro imóvel, é preciso considerar os fatores que vou te contar abaixo.

Colecione objetos com memória

Colecione objetos com memória, aqueles que fizeram parte da sua vida, como lembranças de viagens, peças herdadas de familiares, coisas que te trazem recordações afetivas, contam a sua história e personalizam o ambiente.

 

Tenha móveis versáteis

Ter móveis versáteis faz a diferença, mas primeiro, eleja uma paleta de cor e um estilo de decoração único para todo o apartamento. Escolha móveis que combinem entre si, assim, você terá a flexibilidade de alocar uma peça em um cômodo diferente, em caso de mudança. Por exemplo, uma mesa de centro, que estava na sala, pode se transformar em criado mudo em outro apartamento.

Prefira móveis em tamanho padrão, eles são mais fáceis de serem reaproveitados em futuras mudanças. Uma boa ideia é adquirir almofadas e mantas que complementam a decoração e transmitem aconchego.

Não vale a pena investir em móveis planejados, pois, você não poderá levá-los quando mudar. A menos que negocie um abatimento no valor do aluguel com o proprietário. Por outro lado, as prateleiras e nichos são ótimas escolhas, versáteis, bonitas e funcionais.

Iluminação

A luz dá aquele clima na decoração, transmite conforto, além da característica utilitária, evidentemente. O problema é que às vezes o apartamento alugado não tem um bom projeto de iluminação. Para evitar quebra-quebra ou ficar no escuro, a minha dicar é: utilize trilhos com spots.

Essa é uma solução muito prática se você precisa de uma luz direcionada. Os spots podem ser apontados para a área que você precisa de iluminação, ou para um objeto. Sabe o que é legal? Em um trilho dá para colocar vários pontos de luz.

Vale a pena investir em abajures e luminárias de chão, esse tipo de luz é mais intimista e acolhedor.

Quando estive em Portugal, visitei o arquiteto Diogo Silva que cria luminárias que são verdadeiras obras de arte. Dê um play e se inspire!

 

Plantas são baratas e lindas

Plantas são baratas e preenchem o ambiente com beleza e vida, um simples detalhe que faz toda a diferença. Existem espécies fáceis de cuidar que se adaptam muito bem dentro de casa.  Sabe uma coisa que é bacana? Se enjoar do vaso, é só trocar!

Bem localizado, mas…

Pode acontecer de você alugar um apartamento com uma ótima localização, uma boa disposição dos cômodos, mas, tem uma coisa ou outra que não faz o seu estilo; uma parede sem graça, um azulejo ultrapassado ou um piso feio; para essas situações também tem solução!

 

Soluções para paredes sem graça

Use cor para pôr fim àquelas paredes sem graça. É impressionante o que um galão de tinta pode fazer em um ambiente! Dá para criar efeitos geométricos, pintar metade da parede, delimitar um espaço, ou aplicar uma cor diferente em apenas uma delas. O céu é o limite.

Outra solução é usar papel de parede. São bonitos, práticos e existem tantas variações que certamente uma delas vai conquistar o seu coração.

Quadros são sempre muito bem-vindos e dão um toque de personalidade à impessoalidade do imóvel alugado.

Se o problema é com o azulejo da cozinha ou banheiro, existem os revestimentos autoadesivos. Eles podem ser aplicados sobre a cerâmica de forma fácil e rápida. Quando você se mudar basta retirar o adesivo.

Essa alternativa não precisa de mão de obra especializada, pode ser aplicada em cozinha, banheiro, lavanderia e varanda gourmet. Os desenhos são lindos, tem tijolinho, chevron, ladrilho hidráulico, azulejo português, pastilhas, dentre muitos outros.

 

Piso feio

Se o problema for piso feio, a solução mais prática é apostar em um belo tapete para escondê-lo. Escrevi um post com tudo que você precisa saber sobre tapetes, aproveite e dê uma olhadinha!

Também existe o piso vinílico click, são placas que se encaixam e não precisam de cola. Elas podem ser aplicadas sobre o piso existente, se ele estiver bem nivelado. Tem um bom isolamento térmico e acústico.

O vinílico click é uma opção interessante para espaços pequenos, pois, não é muito barato. Embora seja possível aproveitá-lo em outro imóvel, dificilmente o tamanho será o mesmo.

Viu só quanta coisa é possível fazer para deixar o apartamento com a cara da gente? Afinal, o imóvel é temporário, mas as experiências que serão vivenciadas ali vão ficar para sempre na memória.

Espero que você tenha gostado das minhas dicas, e não deixe de compartilhar esse post!

Beijo da Lu

Share:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Idioma:

Lu Marinho não tem medo de mudanças – nem as dela, nem as suas!
Com uma carreira consistente e estável, um belo dia resolveu mudar tudo e hoje trabalha com sua paixão, o design de interiores!

Faz isso tanto para clientes dos USA quanto do Brasil, em ambientes residenciais, comerciais e eventos corporativos. Além disso, em seu canal do YouTube dá dicas de decoração, DIY, boas compas, viagens, passeios, comidinhas e muito mais!

Últimos Posts

Rolar para cima