Como escolher o estilo de decoração para sua casa

Oi, gente! É muito comum as pessoas me mandarem mensagem perguntando como escolher o estilo de decoração para suas casas, uma vez que existem tantas opções e cada uma delas tem vantagens e desvantagens, dependendo da forma de vida de cada família. Por isso resolvi escrever esse post para te ajudar nessa “dúvida cruel”! Você vai perceber que é bem fácil fazer essas escolhas a partir das dicas que vou te dar. Será um processo praticamente intuitivo.

Qual o melhor estilo de decoração?

O fato é que não existe um estilo melhor ou pior que outro, mas sim, aquele que mais combina com o seu gosto e cotidiano. Você também não precisa seguir à risca um deles, poderá perfeitamente fazer uma mistura, desde que haja equilíbrio e harmonia. Aliás, é possível criar uma decoração temática, se você gosta de rock, por exemplo, poderá criar um ambiente com essas características.

Você pode ter uma decoração contemporânea, totalmente funcional onde prevaleça as linhas retas e colocar alguns elementos ornamentados e cheios de glamour do estilo clássico, como uma poltrona ou lustre de cristal.

Os estilos rústicos e provençal andam de mãos dadas, com móveis em madeira natural e um mood cheio de aconchego. Também é possível acrescentar peças do estilo vintage, como uma cadeira de balanço, que pertenceu a algum antepassado seu. Será sucesso garantido.

Se optar por uma decoração industrial, com suas estruturas aparentes e espaços integrados, poderá mesclar com móveis e objetos retrôs. Que, por sua vez, também podem harmonizar muito bem em ambientes contemporâneos, trazendo uma certa irreverência ao ambiente. Imagine que bacana um cômodo moderno, tendo um equipamento com a estética dos anos 70 e, ainda sim, cheio de tecnologia!

O estilo escandinavo, tão em voga ultimamente, é minimalista e, ao mesmo tempo, confortável, vai bem com peças do rústico e até provençal.

Percebe como é possível brincar com todos eles?

Para fazer boas escolhas é importante entender um pouco sobre a estética de cada estilo e analisar o que combina com a dinâmica da sua casa. Por isso, não deixe de ler os posts que escrevi sobre todos eles.

Caso não se sinta segura para fazer essas combinações, contrate um profissional para te ajudar nessa missão, ele saberá a melhor maneira de aliar os estilos a dinâmica da sua casa.

 

03 Dicas de como escolher a decoração da sua casa

1 – Busque referências

Pesquise referências em revistas, Pinterest e sites de decoração como o meu, veja as características que te agradam. Pense nas cores que te fazem bem, nas estampas, acabamentos, e sempre imagine as sensações que esses elementos despertam em você.

2 – Como seria viver naquele ambiente

Imagine como seria viver em um ambiente daqueles e se pergunte como o seu dia a dia e da sua família transcorreria ali. Será que ele atenderia integralmente as suas necessidades? Que adaptações você teria que fazer para encaixar aquele estilo de decoração a sua rotina?

3 – Compre aos poucos

Você não precisa concluir a decoração rapidamente, vá comprando aos poucos. Conclua o básico e deixe espaços para complementar com peças que você se apaixone instantemente, ou que vai adquirir em viagens. Dessa forma, além da casa ficar com a sua cara, terá uma personalidade única e cheia de memórias.

No meu ponto de vista, a casa precisa ser um lugar onde a gente se sinta bem, que aproveite cada cantinho, não é um show room intocável, ela deve ser explorada, ter vida. Um espaço para colecionarmos bons momentos, um casulo aonde a gente volta para recarregar as energias diariamente.

Comente aqui embaixo se esse post te ajudou, vou adorar saber a sua opinião. Não esqueça de compartilhar com seus amigos, assim você também me ajuda.

Beijo da Lu

Share:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Idioma:

Lu Marinho não tem medo de mudanças – nem as dela, nem as suas!
Com uma carreira consistente e estável, um belo dia resolveu mudar tudo e hoje trabalha com sua paixão, o design de interiores!

Faz isso tanto para clientes dos USA quanto do Brasil, em ambientes residenciais, comerciais e eventos corporativos. Além disso, em seu canal do YouTube dá dicas de decoração, DIY, boas compas, viagens, passeios, comidinhas e muito mais!

Últimos Posts

Rolar para cima