Como organizar a geladeira

Oi, gente! Hoje vou dar dicas de como conservar os alimentos na geladeira, garantindo maior durabilidade e sem perder suas propriedades nutricionais. Esse processo passa por planejamento das compras e organização. E sabe o que você ganha com isso? Praticidade e economia de tempo, de quebra, terá uma alimentação mais saudável! E isso é tudo de bom, não é mesmo?

Planejar as compras

Antes de ir às compras é importante fazer a velha e boa listinha: primeiro porque esse recurso vai tornar a ida ao mercado mais rápida; segundo, você vai adquirir só o que precisa, evitando o desperdício e assegurando que sua família consuma sempre alimentos fresquinhos.

Outro ponto importante é que quando compramos muita coisa, a geladeira fica abarrotada e difícil de ser organizada, isso faz com que a gente esqueça o que tem lá dentro, consequentemente, as coisas estragam e tornam o nosso dia mais complicado, principalmente na hora de cozinhar.

Limpeza da geladeira

A limpeza da geladeira é fundamental por questões de higiene, é claro, mas também para o bem-estar da sua família, pois, evita a proliferação de bactérias que fazem mal a saúde e aceleram a deterioração dos alimentos.

Para manter a geladeira higienizada é recomendável limpá-la com detergente neutro uma vez ao mês. Depois, passe uma solução caseira antibactericida feita de 100 ml de vinagre de álcool com uma colher de sopa de bicarbonato.

Organização da geladeira

Vocês sabem que adoro organização né? E a geladeira não pode ficar de fora! Já mencionei que isso torna a nossa vida mais prática, preserva melhor os alimentos e ajuda a manter uma alimentação mais saudável. Veja o que guardar em cada prateleira:

Prateleira superior

É onde você vai guardar alimentos que estragam mais rápido como laticínios, patês, ovos e bebidas que você quer que fique bem geladas.

Prateleira intermediária

Ideal para alimentos que já foram cozidos, lembre-se sempre de armazená-los em potes com tampa.

Prateleira Inferior

Alimentos que precisam de menos refrigeração, como frutas e aqueles que você quer descongelar.

Gavetas

Verduras e legumes que precisam de pouca refrigeração para se manterem frescos.

Porta da geladeira

Devido ao abre e fecha, esse é um espaço que tem muitas variações de temperatura, por isso é aconselhável armazenar aqueles alimentos que vamos consumir logo, já possuem conservantes ou que não vão estragar, como geleias, sucos, água e temperos.

Freezer

Perfeito para manter alimentos congelados por períodos maiores.

Eu gravei um vídeo explicando tudo direitinho, e mostrando como eu faço aqui em casa. Veja aqui embaixo.

Dicas para conservar os alimentos na geladeira

Utilize potes de vidro e tampado

Para guardar alimentos que já foram cozidos coloque em potes tampados, isso impede que ele deixe cheiro na geladeira, ou fique com o mesmo aroma de outro item que esteja ali. Eu prefiro evitar plástico, é mais higiênico, menos prejudicial ao meio ambiente e tem a questão da segurança. Alguns recipientes podem ter doses elevadas de BPA em sua composição, o que traz risco para saúde.

Higienize frutas e legumes antes de guardar

Antes de guardar na geladeira, higienize tudo. Dessa maneira, você dificulta a multiplicação de bactérias e deixa tudo prontinho para o consumo. Quando bater aquela fome é só abrir a geladeira, escolher a fruta e comer. Essa praticidade também ajuda a manter uma dieta saudável.

Como higienizar os vegetais

É bem simples, basta lavar com água para tirar a sujeira visível, depois deixe os vegetais imersos por 15 minutos em uma solução composta de 1 litro de água e 1 colher de bicarbonato de sódio ou água sanitária. Na sequência enxágue, seque bem e aí sim guarde na geladeira.

Como armazenar as folhas.

Após seguir os passos acima para higienização, guarde as folhas em um recipiente tampado e com papel toalha no fundo para absorver a umidade. Isso faz com que elas se mantenham viçosas por muito mais tempo.

Se seguir as minhas dicas você e sua família terão uma alimentação mais saudável e muito mais praticidade no dia a dia, afinal a gente precisa comer bem, mas passar horas na cozinha não é legal né gente?

Comente aqui embaixo se você for como eu que adora uma geladeira organizada.

Ah! Quero aproveitar e recomendar um post que eu escrevi com dicas para manter a casa toda organizada, você verá que tudo é muito simples.

Beijo da Lu

Share:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Idioma:

Lu Marinho não tem medo de mudanças – nem as dela, nem as suas!
Com uma carreira consistente e estável, um belo dia resolveu mudar tudo e hoje trabalha com sua paixão, o design de interiores!

Faz isso tanto para clientes dos USA quanto do Brasil, em ambientes residenciais, comerciais e eventos corporativos. Além disso, em seu canal do YouTube dá dicas de decoração, DIY, boas compas, viagens, passeios, comidinhas e muito mais!

Últimos Posts

Rolar para cima