Como organizar e conservar livros

Oi, gente! Se você gosta de ler deve ter um bom acervo aí em sua casa, provavelmente já se perguntou qual a melhor forma de organizar e conservar os livros de maneira prática e, ao mesmo tempo, em harmonia com a decoração do ambiente. Aqui nesse post vou te apresentar algumas formas de arrumar a sua biblioteca particular e ensinarei maneiras de conservar as obras.

Eu adoro ler, sentir aquele cheirinho de livro novo entre as mãos, a expectativa de uma nova história no ar… É muito bom!  Acho que ele nos transporta para outros mundos, expande o nosso horizonte, além de ser um ótimo lazer. Esse hábito também nos faz acumular muitos livros, alguns, a gente nunca mais abre, por isso, em primeiro lugar, recomendo que você faça uma triagem para ver se não é possível doar alguns exemplares.

Sei que tem livros que não queremos nos desfazer, ou que são referências de consultas, mas se procurar direitinho, dá para desapegar de alguns, fazendo com que o conhecimento circule e chegue até as mãos de outras pessoas.

3 formas de organizar os livros

Existem várias formas para organizar livros, a mais indicada depende do estilo de cada um e do tamanho do acervo, algumas alternativas atendem melhor que outras, dependendo da situação. Aqui vou falar sobre 3 delas, assim você poderá decidir qual é a melhor para o seu caso.

1 – Organizar por assunto

Separar os livros por assunto ou tema ajuda a gente a encontrar o que procuramos com maior rapidez. Depois de agrupar os gêneros você poderá organizar por ordem alfabética a partir do título ou nome do autor, o que fizer mais sentido pra você. Essa é a maneira mais funcional, não é à toa que é utilizada pelas livrarias e bibliotecas em todo mundo.

2 – Organizar conforme a utilização

Nesse caso a ideia é colocar na altura dos olhos os livros que manuseamos com mais frequência e aqueles que estamos lendo. Entretanto, mesmo nesse caso, é recomendável organizar por ordem alfabética para facilitar o dia a dia.

3 – Organizar por cor

Esse é um modelo que vem conquistando corações, afinal o efeito é lindo, a estante fica parecendo um arco-íris. O problema é que para quem tem muitos livros ele não é muito prático, afinal, para localizar um determinado exemplar teremos que lembrar qual a cor da capa!

A minha recomendação para quem quer organizar por cor é numerar as capas com uma pequena etiqueta na lombada do livro, depois você faz uma lista com os números e respectivos nomes, assim quando precisar de um título em especial, basta procurar pelo número. Dá um pouco de trabalho, mas você fará isso uma vez só.

4 – Dica extra

Quando for organizar os livros, deixe todos os títulos virados para o mesmo lado, esteticamente fica mais bonito, além de ser mais prático.

 

Como conservar os livros

Para conservar os livros é importante ter alguns cuidados, tanto na forma como guardamos, como na limpeza. Separei 5 dicas que vão te ajudar a preservá-los.

5 Dicas para conservar os livros

  • Pelo menos uma vez por semestre limpe com pano macio e seco. Você poderá usar um pincel para limpar a parte superior onde geralmente acumula pó;
  • Aproveite para folhear os livros, permitindo que o papel “respire” um pouco;
  • Limpe a estante com um pano levemente úmido e espere secar antes de colocar os livros novamente;
  • Não deixe os livros completamente encostados na estante ou parede, para protegê-los da umidade deixe um espaço de uns 3 dedos para que o ar circule por lá. Também é importante que o local seja bem arejado;
  • Para evitar que desbotem, não deixe os livros expostos ao sol.

 

Livros na decoração

Gosto muito de usar os livros como elementos decorativos, deixando alguns exemplares na mesinha de centro ou sobre um aparador. Quando quero dar altura em algum objeto, coloco sobre uma pilha de livros. Fica muito bacana.

Caso você tenha muitos livros e pouco espaço, poderá usar o corredor para colocar prateleiras, ou até aquele espaço acima da porta. É interessante poque não precisamos de muita profundidade para armazená-los e isso dá muita versatilidade, a gente pode aproveitar qualquer cantinho e instalar uma prateleira ou nicho.

Na realidade a gente nem precisa de uma estante, veja os nichos de caixote que eu fiz no vídeo abaixo. Uma ideia bonita, barata e muito útil.

É legal intercalar livros com objetos de decoração, isso vai ajudar a quebrar a monotonia da estante. Deixar alguns exemplares com a capa virada para frente, fica muito bonito, uma disposição bem menos obvia, não acha?

Na minha opinião é muito importante manter o nosso lar organizado, dessa maneira a vida fica mais prática, por isso esse é um tema que sempre aparece por aqui. Se você é do meu time, recomendo a leitura de um post que escrevi com dicas para organizar a casa toda de forma simples. Vale muito a pena!

Por fim, quero dizer que adoro ler os comentários de vocês, por isso, conta pra mim, como está a organização dos livros aí na sua casa?

Não esqueça de compartilhar esse post, assim você também me ajuda.

Beijo da Lu

Share:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Idioma:

Lu Marinho não tem medo de mudanças – nem as dela, nem as suas!
Com uma carreira consistente e estável, um belo dia resolveu mudar tudo e hoje trabalha com sua paixão, o design de interiores!

Faz isso tanto para clientes dos USA quanto do Brasil, em ambientes residenciais, comerciais e eventos corporativos. Além disso, em seu canal do YouTube dá dicas de decoração, DIY, boas compas, viagens, passeios, comidinhas e muito mais!

Últimos Posts

Rolar para cima