Decoração em estilo rústico

Oi, gente! Vocês gostam de decoração em estilo rústico? Eu adoro. Antes era muito usada nas casas de praia, fazenda, mas hoje em dia invadiu a cidade e vem conquistando cada vez mais fãs. E não é para menos, é um tipo de decoração afetiva, traz essa coisa da madeira, palha, pedra, elementos que nos remetem a natureza e a nossa ancestralidade no campo.

O bacana é que o estilo rústico valoriza os aspectos naturais e suas bonitas imperfeições, como o desenho da madeira e os móveis naturalmente desgastados e cheios de história. Também é algo exclusivo, afinal, nenhuma madeira é igual a outra e nenhuma peça envelhece da mesma forma.

Características do estilo rústico

A decoração estilo rústica remete a simplicidade, por isso a madeira deve ser crua, sem nenhum acabamento, móveis feitos com pallets e madeira de demolição são muito bem-vindos.

Os tecidos vão proporcionar boas experiências sensoriais, como a lã, o algodão, mantas de tricô e almofadas de fuxico, farão uma ótima combinação com estofados em linho ou couro.

As cores são neutras e terrosas, como os tons de marrom e vermelho queimado. Nas paredes é comum deixar os tijolos aparentes, com suas marcas do tempo. Para os pisos, madeira e cimento queimado são ótimas escolhas. O problema é que a madeira exige um pouco mais de cuidado, por isso hoje em dia existem várias alternativas que imitam essa padronagem, como porcelanato e vinílico, são práticos e o efeito é incrível.

Escolha algumas peças de artesanato feitas com barro, palha e bambu para dar aquele toque de afeto que somente os objetos que foram feitos com as mãos são capazes de produzir. Itens em ferro, também ficam ótimos, como lamparinas, ferro de passar antigo e castiçais.

A iluminação é leve e indireta, para trazer aquele aconchego de fazenda, mesmo que a casa esteja em uma área urbana.  Eu falei acima sobre os castiçais, mas também fica muito bacana colar vela em uma garrafa e deixa a cera escorrer, dá um clima dramático e adiciona personalidade. E claro, não pode faltar plantas né gente! Aproveite as flores das árvores locais e coloque em um bule antigo, ou em alguma outra louça de família.

Não esqueça de colocar livros, afinal é uma delícia ler um bom livro com uma taça de vinho, uma mantinha e uma boa música de fundo.

Estilo rústico e suas combinações

É perfeitamente possível combinar uma decoração rústica com elementos de outros estilos. Uma casa moderna, pode ganhar alguns elementos de madeira de demolição. Essa mistura fará um contraponto interessante, vai levar conforto para o ambiente.

Também fica muito bonito se colocarmos algum móvel clássico em um ambiente rústico, dá um toque de Provence à decoração. Que é outro estilo lindamente rústico e cheio de história, quer saber mais sobre ele? Então vamos lá.

Decoração estilo provençal

A decoração estilo provençal surgiu na França do século XVI, na região de Provence. Naquela época, os camponeses, na tentativa de copiar os móveis rococós dos palácios, começaram a fabricar suas peças. Como utilizavam materiais de baixa qualidade, pintavam de branco para disfarçar as imperfeições, para isso, aplicavam uma mistura de gesso e cola, que com o passar do tempo iam se desgastando. Dessa forma, acabaram criando esse estilo tão peculiar, que alia o rústico com a sofisticação dos móveis clássicos.

Diferente do rústico que vimos acima, no provençal as cores são mais claras, como branco, lilás, rosa e azul. É comum o uso de papel de parede em alguns pontos, com estampa que retratam a vida campestre ou mesmo os listados.

Nos móveis, prevalecem o branco e a madeira com aspecto desgastado, peças com design mais rebuscados, cheios de detalhes e lustres pendentes de cristais marcam presença e reforçam o ar de sofisticação e elegância, muito típico do estilo provençal.

Tudo isso em meio a paredes e pisos rústicos, em pedra, madeira ou tijolo aparente. Uma combinação elegante e cheia de personalidade.

 

Para finalizar, eu só quero te dizer que se você gosta desse tipo de decoração rústica ou em estilo provençal, mas mora em uma cidade grande cheia de prédios, não se intimide com isso! Imagine que delícia sair daquele ritmo frenético e entrar em um ambiente confortável que nos remete ao campo e convida para um momento mais introspectivo e relaxante? Uma maravilha, não acha?

Quero saber qual a sua opinião sobre esses dois estilos, conta pra mim aqui nos comentários, vou adorar ler.

Beijo da Lu

Share:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Idioma:

Lu Marinho não tem medo de mudanças – nem as dela, nem as suas!
Com uma carreira consistente e estável, um belo dia resolveu mudar tudo e hoje trabalha com sua paixão, o design de interiores!

Faz isso tanto para clientes dos USA quanto do Brasil, em ambientes residenciais, comerciais e eventos corporativos. Além disso, em seu canal do YouTube dá dicas de decoração, DIY, boas compas, viagens, passeios, comidinhas e muito mais!

Últimos Posts

Rolar para cima