Decoração retrô e vintage, você sabe a diferença?

Oi, gente! Tudo bem?  Se você é fã da estética de décadas passadas, coleciona objetos antigos, ou simplesmente gosta de sair do convencional, já deve ter pensado em fazer uma decoração retro ou vintage, mas você sabe qual a diferença? Sabe como combiná-las entre si ou com outros estilos? Essas e outras dúvidas vou esclarecer aqui nesse post.

Quais as características de uma decoração vintage

A principal característica de uma decoração vintage é a originalidade de sua época, para se enquadrar nessa classificação os móveis e objetos devem pertencer às décadas entre 1920 e 1960. O que foi fabricado antes dessa época não é mais vintage, mas sim antigo. O que foi usado nos anos 70 e 80 são considerados new vintage.

São peças originais, para adquirir você terá que recorrer a antiquários ou vendas de garagem, como são raridades costumam ter preços elevados. Outra maneira de adquirir móveis e objetos vintage é herdá-los de familiares, além de vir carregado de história tem enorme valor sentimental.

Para compor uma decoração vintage utilizamos cores sóbrias nas paredes, como os tons pastéis. A ideia e transmitir a sensação de que a cor desbotou com o passar do tempo, além disso, essas tonalidades claras vão destacar os móveis e objetos únicos.

Toalhinhas de crochê, jogo de chá da vovó, vitrola, retratos em preto e branco com molduras antigas, moedor de café, aquelas placas de propagandas do passado, vão compor lindamente o ambiente vintage.

Quais as características de uma decoração retrô

A palavra retrô vem do francês rétrospectif (retrospectivo) algo relativo ao passado, dessa maneira, a melhor definição para esse estilo de decoração é que se trata de uma releitura, são móveis e objetos novos, com tecnologia atual, inspirado no design de décadas passadas.

O retrô é irreverente e divertido, existem muitas opções que vão desde os revestimentos quadriculados, perfeito para piso de cozinha, até eletrodomésticos modernos com design nostálgico e colorido. Veja alguns lindos exemplos:

Os móveis e eletrodomésticos retrô costumam ter cores fortes, o design dos móveis é cheio de estilo, pés palitos e curvas são elementos muito presentes, por isso é importante tomar cuidado, senão o ambiente poderá ficar carregado.

Como combinar o vintage e o retrô

Você não precisa escolher um único estilo para a sua casa, como eu já disse várias vezes aqui, o bacana é conhecer as possibilidades e brincar com elas, assim a sua decoração fica com a sua cara e personalidade. Você pode inclusive ter uma base neutra, com apenas algumas peças vintage ou retro, fica lindo e singular.

Para quem quer uma decoração aconchegante e cheia de memória, pode combinar o rústico e o vintage, compondo com objetos herdados da família, por exemplo: máquina de escrever do pai, moedor de café da tia querida, uma poltrona gostosa, gente, fica incrível.

Se você quer uma cozinha funcional e divertida, poderá usar um piso quadriculado, típico das lanchonetes americanas da década de 1950, com móveis contemporâneos modernos e um eletrodoméstico vintage e de cor vibrante.

Nessa minha visita ao Brasil, eu tive a oportunidade de conhecer um lugar lindo, com um trabalho super especial de garimpo, restauração e upcycling. Conduzido por Paloma Danemberg desde 2016, o AD.Studio foi montado dentro do tradicional antiquário do seu pai, Arnaldo Danemberg. Sua ideia é desmistificar a cultura do antiquário para uma nova geração. O acervo do AD.STUDIO conta com móveis e objetos de trabalho, originais de séculos passados, sobretudo de madeira clara e ferro – todos garimpados na Europa e restaurados no Brasil.

“Uma loja de móveis e objetos antigos para gente moderna”
Paloma Danemberg

Sabe, gosto mesmo é de decorar a casa com memórias, eu até já gravei um vídeo sobre isso. Independente do estilo de decoração, acho importante expor peças que trazem boas lembranças para a minha casa e para os meus clientes. Objetos vintages tem tudo a ver com isso, aquele jogo de jantar que pertenceu a nossa mãe, um bordado feito pela avó, tudo isso tem muito mais valor que uma peça cara do antiquário, pois, vem carregado de recordação e afeto. Veja aqui no vídeo algumas peças que herdei da minha família.

O que você achou dos enxovais que ganhei da minha sogra e da minha mãe? Já parou para pensar quantos momentos felizes eles já presenciaram? É emoção demais gente!

Você tem alguma peça de família aí na sua casa? Contra pra mim.

Beijo da Lu

Share:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Idioma:

Lu Marinho não tem medo de mudanças – nem as dela, nem as suas!
Com uma carreira consistente e estável, um belo dia resolveu mudar tudo e hoje trabalha com sua paixão, o design de interiores!

Faz isso tanto para clientes dos USA quanto do Brasil, em ambientes residenciais, comerciais e eventos corporativos. Além disso, em seu canal do YouTube dá dicas de decoração, DIY, boas compas, viagens, passeios, comidinhas e muito mais!

Últimos Posts

Rolar para cima