Churrasco e piquenique, como receber ao ar livre

Oi, gente! Vocês sabem que adoro me reunir com a família e amigos, nem preciso de um motivo, celebro a vida e as coisas boas que o universo me proporciona sempre que possível. Nos dias mais quentes, gosto de organizar churrascos e piqueniques ao ar livre, curtindo a brisa fresca e a alegria proporcionada pelo sol. Por isso escolhi esse tema para hoje, vou te dar algumas dicas para receber seus convidados e aproveitar muito a festa!

 

Churrasco no quintal ou varanda do apartamento

Brasileiro que se preze adora fazer churrasco, uma forma deliciosa de passar o tempo com pessoas queridas. A gente nem precisa de um motivo, o “churras”, por si só, já é uma boa razão para reunir amigos de forma despojada; seja no quintal ou nas varandas gourmets, o importante é o encontro.

Como acomodar os convidados no churrasco

 

Para organizar um churrasco, a primeira coisa que precisamos pensar é em como acomodar os convidados sentados. Sendo uma reunião informal, não necessitamos ter lugar na mesa para todos ao mesmo tempo, pois, em um evento como esse, as pessoas tendem a circular de rodinha em rodinha, bebericando e “beliscando” antes de comer de fato. Sendo assim, você pode espalhar cadeiras, poltronas, pufes e bancos pelo ambiente.

Fica muito legal fazer um espaço descolado e aconchegante com tapete e almofadas, assim as pessoas podem sentar no chão. Também é muito legal usar pallets com almofadas, fica rústico, bonito e muito confortável.

Se a festa for no quintal e não tiver sombra suficiente, providencie ombrelones e guarda-sóis para garantir o conforto dos convidados.

Como organizar a mesa do churrasco

Utilize o sistema buffet para que os convidados se sirvam quando tiverem vontade, e fiquem na mesa apenas no momento de fazer a refeição.

Para garantir a boa circulação, setorize o buffet, comece com os pratos empilhados e os talheres, depois agrupe as saladas e molhos, na sequência, os acompanhamentos e a área das carnes. Em uma mesinha a parte, coloque as sobremesas, ou sirva mais tarde após todos comerem.

Crie um setor para as bebidas, com copos, guardanapos, gelo e água. Se houver espaço para colocar separado das comidas, será melhor, assim você garantira um bom fluxo dos convidados.

Decoração do churrasco

 

Como esse é um evento descontraído e ao ar livre, tem tudo a ver dar um toque tropical à decoração do churrasco, portanto, abuse das cores! Tem uma dica que adoro, já falei sobre ela no post como receber convidados com criatividade, mas vale a pena repetir aqui: utilize folhas de costela-de-adão como se fossem jogos americanos. Fica muito interessante.

Aliás, nada melhor que plantas para decorar o churrasco! Já pensou em colocar flores em garrafinhas de cervejas, ao invés de vasos? Tem tudo a ver e é muito criativo.

Para os talheres recomendo deixá-los enrolados nos guardanapos, podem ser de pano ou papel, o importante é que fiquem próximos dos pratos. Assim é mais fácil para os convidados se servirem. Não esqueça de dar um toque especial, colocando uma florzinha, um ramo seco de trigo ou um galhinho de alecrim. É um charme!

Para servir as entradas, saia do convencional! Que tal usar tábua de cozinha? É rústico, bonito e criativo. Ah, escolha aperitivos levinhos, afinal o prato principal será carne!

Como afastar insetos indesejados do seu churrasco

Os insetos são os convidados indesejados do churrasco, mas tem como se livrar deles! Veja as minhas dicas aqui nesse vídeo.

 

Piquenique no quintal

Já pensou em fazer um piquenique no quintal de casa? Essa é uma boa ideia para reunir amigos e familiares e passar horas agradáveis ao ar livre.

Piqueniques combinam muito com o cardápio leve de um brunch, acompanhado de drinks refrescantes e deliciosas sobremesas.

Nesse caso, também vale as dicas que dei acima sobre garantir sombra pra todos, usar pallets, almofadas e tapetes. A grande diferença é que em um piquenique, as pessoas não se sentarão à mesa, por isso o cardápio deve contemplar comidas descomplicadas de comer, por exemplo: canapés, sanduichinhos, copinhos com castanhas e finguer foods de uma maneira geral.

Uma forma criativa e prática para servir algumas comidinhas é usar copos, veja o caso dessa salada.

Fonte: Foodness gracious

 

Churrascos e piqueniques à noite

Posso fazer churrascos e piqueniques à noite? Claro que sim! Para esses casos, capriche na iluminação, deixe à área onde a comida é servida bem iluminada, o restante do ambiente pode contar com luz indireta, velas, tochas e cordões de luzes. Dessa forma ficará mais intimista e aconchegante.

Não use luz branca, escolha luz amarela e suas lindas tonalidades âmbar, que aquecem, são aconchegantes e criam lindas sombras.

O que você achou dessas dicas? Se gostou compartilhe no Facebook e nos seus grupos do WhatsApp, assim você ajuda a divulgar o meu trabalho e talvez incentive seus amigos a te convidarem para um churrasquinho! 😊

Beijo da Lu

Share:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Idioma:

Lu Marinho não tem medo de mudanças – nem as dela, nem as suas!
Com uma carreira consistente e estável, um belo dia resolveu mudar tudo e hoje trabalha com sua paixão, o design de interiores!

Faz isso tanto para clientes dos USA quanto do Brasil, em ambientes residenciais, comerciais e eventos corporativos. Além disso, em seu canal do YouTube dá dicas de decoração, DIY, boas compas, viagens, passeios, comidinhas e muito mais!

Últimos Posts

Rolar para cima