Coisas que vi em Portugal e me encantaram

Oi, gente! O tema de hoje é viagem, algo que amo fazer. Absorvo um pouco de cada lugar que visito, isso enriquece as minhas referências como designer, mas também como ser humano. Nesse momento estou em Portugal, um país cheio de tradições, boa gastronomia e arquitetura antiga e preservada. Preparei uma seleção de coisas que vi aqui em terras lusitanas e que me encantaram, mas essa é uma lista que não acaba aqui, pois descubro sempre coisas novas!

Em Portugal eu me sinto em casa, talvez por ser a origem da minha família, mas o fato é que esse é um país tranquilo, com história rica, pessoas atenciosas e receptivas. Quando a gente entra em um restaurante para almoçar, não tem vontade de ir embora, é uma energia afetiva gostosa e, claro, a comida é maravilhosa.

Espero que esse compilado de dicas sirva para te inspirar em sua próxima viagem! Caso você seja um nômade digital, ou esteja procurando um país tranquilo para se mudar de vez com a família, assista o vídeo que eu gravei com a minha amiga Ana, que foi morar em Portugal. Ela falou sobre as diferenças e adaptações que teve que fazer para viver nesse país.

 

Cidades que me conquistaram (até agora)!

 

Guimarães

Tranquila, cheia de monumentos, edifícios históricos, restaurantes e cafés charmosos. É um verdadeiro museu ao ar livre. Guimarães é considerada o Berço da Nação Portuguesa, isso devido a uma série de acontecimentos políticos que começaram em 1128 e levaram a independência e o surgimento desse novo país.

Guimarães é uma cidade para “se perder”, andar sem rumo pelas suas calçadas portuguesas, observando suas praças, construções e vendo as pessoas curtir a vida ao ar livre, saboreando cada momento e sentindo sua atmosfera de paz contagiante.

Braga

Tenho muita conexão com Braga, cidade onde nasceu meu avô. Essa é a terceira maior cidade de Portugal, vencedora do Prêmio Melhor Destino Europeu para visitar.

Foi fundada em 16 a.C. pelos romanos, como Bracara Augusta, é muito antiga minha gente! Por isso possui um grande patrimônio histórico-cultural, apesar disso, Braga consegue equilibrar com maestria o velho e o moderno. A maioria das casas passou por um retrofit, ou seja, as fachadas antigas foram mantidas, mas por dentro a decoração é toda contemporânea.

Não deixe de visitar o Jardim de Santa Bárbara, com seus canteiros geométricos, inspirados nos tapetes persas. Um oásis de paz e tranquilidade, eternamente florido, não importa a época do ano. Isso acontece porque eles vão trocando as flores conforme a estação, por isso a paisagem e as cores estão sempre mudando. É lindo!

Recomendo também a visita ao Santuário Bom Jesus do Monte, freguesia de Tenões em Braga. Esse lugar tem uma linda escadaria decorada com estátuas de temática religiosa. Se puder, suba pelas escadas, é desafiadora, mas vale a pena, a vista lá de cima é incrível. Me emocionei muito com essa experiência.

 

Gastronomia de Portugal

A gastronomia de Portugal é maravilhosa, atualmente existem vários restaurantes descolados com chefs moderninhos, mas eu separei alguns clássicos portugueses. O primeiro deles não poderia ser diferente, é o restaurante do Victor, o melhor bacalhau de Portugal. Localizado em uma aldeia chamada São João de Rei, um lugar escondidinho com mais de 50 anos de existência. Até Jorge Amado experimentou essa iguaria.

Para acompanhar, a pedida é um delicioso vinho português, como o vinho verde de Villa Beatriz, uma vinícola familiar incrível. Lembre-se de provar um belo vinho do Porto, outra cidade incrível de Portugal.

Em termos de doces, Portugal tem guloseimas maravilhosas como o Pastelzinho de Belém, Travesseiros de Sintra, Toucinho do Céu, Pudim do Abade de Prisco, e uma infinidade de opções. Tive o privilégio de conhecer a Tia Bina, que faz o verdadeiro Pudim do Abade de Prisco, ela recebeu a receita diretamente do abade! Passei uma tarde conversando e provando o famoso pudim, que, aliás, é divino!

Para os chocólatras de plantão, visite a Leonidas Chocolates, no centro histórico de Braga. A loja surgiu há 108 anos, a partir de uma linda história de amor. Assista o vídeo onde eu conto detalhes sobre esse lugar, com direito a imagens que vão te deixar com água na boca.

Tradições Portuguesas

Não tem como falar de Portugal sem mencionar seus tradicionais azulejos! Foram inspirados nas construções mouras, mas ganharam uma personalidade única em terras lusitanas.

Eu me encantei com uma joalheria artesanal localizada em uma vila chamada Sobradelo de Goma, na região do Minho. Lá eles tecem o Coração de Viana em filigrana, digo tecer, porque ele é feito como se fosse um bordado, só que com fios de ouro. Uma tradição passada de geração por geração pela família da Elsa.

Outro costume português, que virou patrimônio do país, são os lencinhos bordados. No século XVII as moças bordavam lenços com versinhos românticos e entregavam para seus pretendentes. Saiba tudo sobre essa tradição fofa aqui:

 

Achados da Lu em Portugal

Eu adoro fazer paradas durante os passeios para tomar um cafezinho com calma e repor as energias. E nesse quesito, Braga está muito bem servida de opções, eu separei as minhas três cafeterias preferidas, com estilos de decoração completamente diferentes. Em comum elas têm o bom gosto e o carinho com que preparam seus cafés e guloseimas.

Também visitei uma loja muito criativa, que vende sardinhas em latas, mas não é qualquer lata! Dê uma olhadinha e depois me conta se você já comprou uma sardinha tão estilosa como essas!

Fiquei muito impressionada com uma boutique de fragrâncias, com decoração aconchegante e embalagens usando desenhos das calçadas portuguesas, azulejos e história do país. Uma experiência única. E sabe o que é legal? Dá pra fazer um perfume exclusivo! Demais né?

Por último, não perca a oportunidade de visitar a Livraria Lello, em Porto, fundada em 1906, tem um estilo arquitetônico tão impressionante que suas escadas inspiraram a escritora JK Rowling a criar as escadarias de Hogwarts dos livros de Harry Potter. Veja que maravilha:

Tenho postado tudo sobre Portugal em tempo real lá no Instagram, no Youtube existe uma playlist cheia de dicas sobre esse país. Além disso, estou preparando muitos outros vídeos sobre esse assunto, então não deixe de me seguir nas redes sociais.

Agora me conta, você gostou das minhas dicas?

Beijo da Lu

Share:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Idioma:

Lu Marinho não tem medo de mudanças – nem as dela, nem as suas!
Com uma carreira consistente e estável, um belo dia resolveu mudar tudo e hoje trabalha com sua paixão, o design de interiores!

Faz isso tanto para clientes dos USA quanto do Brasil, em ambientes residenciais, comerciais e eventos corporativos. Além disso, em seu canal do YouTube dá dicas de decoração, DIY, boas compas, viagens, passeios, comidinhas e muito mais!

Últimos Posts

Rolar para cima