Casa em contêiner vale a pena?

Oi, gente! Vocês já viram esse tipo de moradia? Usar contêineres para transformar em casas, restaurantes, bares e comércio de uma forma geral, é uma tendência. Isso porque é um conceito moderno que envolve sustentabilidade; e tudo que impacta, positivamente, o meio ambiente, rapidamente, cai no gosto das pessoas. Esse estilo de casa tem vantagens e desvantagens, como quase tudo na vida. Vou te contar todos os detalhes abaixo. Ao final, você poderá tirar as suas próprias conclusões, se viver em uma casa contêiner de fato valem a pena. Eu já tenho a minha opinião, vamos ver se você concorda comigo.

predio contêiner

Reaproveitar contêineres não é algo novo, eles sempre serviram de alternativa quando havia necessidade de criar um espaço de armazenamento provisório, ou como estrutura temporária, por isso era comum encontrá-los em canteiros de obras. Com o passar do tempo, arquitetos e designers voltaram suas atenções para essa estrutura, ressignificando e elevando os contêineres a outro nível.

 

A utilização de contêineres pelo mundo

Christchurch City Container Mall
Christchurch City Container Mall

Empresas do mundo inteiro começaram a se especializar nesse nicho de mercado, mas engana-se quem pensa que essa história começou agora. A Container City, localizada em Londres, está no mercado desde 1998, já construiu apartamentos, casas, escolas e todo tipo de comércio, sempre usando containers.

container city
Container City

 

Em 2005 a Tempohousing, criou em Amsterdã o maior condomínio de contêineres do mundo, o Keetwonen. O projeto foi desenvolvido como moradia estudantil, são 1.034 habitações sendo que cada unidade possui 28m². O empreendimento reaproveita água da chuva, tem café, supermercado, espaço de esportes e tudo mais que um estudante precisa para ser feliz.

tempohousing
Tempohousing

Os contêineres também começam a fazer a cabeça dos brasileiros, a casa do arquiteto Danilo Corbas ficou famosa como a primeira do país construída dessa forma. E teve uma grande repercussão na imprensa. Uma moradia espaçosa com 198m2, moderna e muito bonita.

 

Cuidados para transformar um contêiner em casa

Se você gostou da ideia e já está pensando em construir a sua casa dentro de um contêiner, saiba que são necessários alguns cuidados. O primeiro deles é contratar mão de obra especializada. Se você procurar no Youtube vai encontrar vários tutoriais ensinando a transformar um container em casa, mas eu não recomendo. É preciso muita cautela, afinal, você e sua família vão morar ali dentro!

Homestay T&N Container Hotel – Vietnam
Homestay T&N Container Hotel – Vietnam

3 importantes motivos pelos quais você deve contratar uma mão de obra especializada:

 

  • Contêiner que transportou carga tóxica não pode ser usado como moradia, portanto, deve-se adquiri-lo de empresas idôneas;
  • Algumas adaptações e recortes podem comprometer sua estrutura;
  • É preciso aplicar tratamento antiferrugem, forração térmica e acústica adequada.

 

Que tamanho pode ter uma casa contêiner?

Gente, o céu é o limite! Rsrs

Existem 2 formatos de contêiner, o de 40 pés (12m x 2,44m e 2,59 de altura) e o de 20 pés (6 m x 2,.44m e 2,59 de altura). A partir daí, guardada as devidas proporções, é como brincar de lego, dá pra unir vários contêineres, empilhar, sobrepor de forma assimétrica, usar apenas um e decorar como um studio, ou fazer uma big house!

Como os contêineres são retangulares, é possível aproveitar plenamente o seu espaço interno criando uma decoração confortável e funcional.

Uma decoração apropriada vai contribuir na melhora da acústica, é legal usar de tapetes, estofados em tecido, que além de tudo são muito aconchegantes. Recorrer a cores claras nas paredes externas ajudam a refletir a luz solar e melhoram o conforto térmico.

 

Vantagens de uma casa contêiner

Uma casa contêiner é mais barata que uma construção de alvenaria, entretanto, a alta do dólar pode encarecer o projeto, afinal, a maioria vem da China e são comercializados nessa moeda.

Sustentabilidade é uma das principais vantagens para se utilizar contêineres como moradias. Além do reaproveitamento do material, deixamos de usar tijolos, água, cimento, etc., além disso, é um tipo de obra que produz menos resíduos. E tem outro benefício importante, a construção geralmente é muito mais rápida que a convencional.

Os contêineres são muito resistentes, foram desenvolvidos para suportar as intempéries do clima e do oceano, ainda sim, são muito leves.

The Hanging House
The Hanging House

Outra coisa legal é a possibilidade de mudar de local e levar a casa junto! Logicamente que tudo vai depender de como foi feita a construção, assim como das regras locais, mas é possível.

Desvantagens de uma casa contêiner

É preciso saber sobre as regras de construção na cidade onde a casa contêiner será construída, afinal, podem existir entraves que inviabilize a obra.

Existem poucas empresas que fazem esse serviço, mesmo sendo possível transportar de um local para o outro, esses custos precisam ser considerados.

Contratar mão de obra especializada também é importante para avaliar o terreno, pois, nem todos podem abrigar uma casa contêiner.

Afinal, vale a pena?

Na minha opinião vale a pena sim, é uma forma eco-friendly e moderna de moradia, se for bem projetado, contar com um interior desing alinhado ao estilo de vida dos moradores é uma alternativa mais econômica e muito atraente.

E você, o que achou dessa proposta? Moraria em uma casa contêiner?

Beijo da Lu

Share:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Idioma:

Lu Marinho não tem medo de mudanças – nem as dela, nem as suas!
Com uma carreira consistente e estável, um belo dia resolveu mudar tudo e hoje trabalha com sua paixão, o design de interiores!

Faz isso tanto para clientes dos USA quanto do Brasil, em ambientes residenciais, comerciais e eventos corporativos. Além disso, em seu canal do YouTube dá dicas de decoração, DIY, boas compas, viagens, passeios, comidinhas e muito mais!

Últimos Posts

Rolar para cima