Receita de Bacalhau e Cardápio completo para a Sexta-Feira Santa

receita de bacalhau

Oi, gente! Como estamos na Semana Santa eu preparei um cardápio completo e fácil para você celebrar com a sua família, sem passar metade do dia na cozinha. Independentemente da religião de cada um, na Sexta-feira Santa já virou tradição comer um bom bacalhau regado no azeite, não é verdade? E que tal um delicioso pudim de damasco para sobremesa? Ô delícia!

São receitas com um “sabor “de Portugal, que só de pensar já me deu saudade desse lindo país, que eu amo. Aliás, tenho uma playlist de vídeos maravilhosos sobre Portugal, estão lá no Youtube. Como estamos falando de bacalhau, eu recomendo um vídeo em especial, que eu gravei no restaurante do Victor, localizado em uma aldeia pequenininha chamada São João de Rei, esse lugar é tão tradicional que foi visitado pelos escritores Jorge Amado e Zélia Gatai, sua esposa.

Então vamos ao que interessa, começando pelo bacalhau.

receita de bacalhau

Receita do Bacalhau

Ingredientes para o bacalhau

6 Postas de bacalhau dessalgado
1 Maço de manjericão
2 Caixas de tomate cereja
1 Vidro pequeno de azeitonas pretas picadas
6 Abobrinhas médias cortadas em tiras finas
Sal a gosto
Azeite a gosto
Alho

Como fazer o Bacalhau

Comece temperando os filés de bacalhau com sal e azeite, depois leve ao forno por aproximadamente 20 minutos a 180ºC (ou 350ºF se você estiver nos EUA).

Enquanto isso, a gente vai preparar os acompanhamentos. Corte as abobrinhas em fatias bem fininhas, como se fosse espaguete, depois refogue com azeite, alho e sal. Mas é só para dar um “susto” na abobrinha, ela deve ficar al dente.

Na sequência a gente faz o molho, que é bem simples, basta refogar os tomates, previamente picados, com azeite, sal e azeitonas, dê uma fritadinha para incorporar o sabor e adicione e uma xícara de café de água. Eu gosto do molho bem pedaçudo! Feito isso, reserve.

Para deixar as folhas de manjericão crocantes, vamos fritá-las! Basta colocar um pouquinho de azeite na frigideira quente, e acrescentar as folhas. É bem rápido gente.

Retire o bacalhau do forno e vamos montar os pratos. Eu adoro essa parte! Rs

A ideia é deixar o prato bem bonito para gente começar a saborear com os olhos, então, eu sugiro que você coloque a abobrinha refogada em uma forminha e desenforme no prato. Coloque o filé de bacalhau sobre essa cama de abobrinha, depois decore com o molho de tomate, e finalize com o manjericão.

Veja o passo a passo da receita e como eu montei o prato aqui no vídeo.

Essa receita de bacalhau é saborosíssima, basta um bom vinho para acompanhar. Aliás, você sabia que os vinhos tintos harmonizam perfeitamente com bacalhau? Essa dica veio da @smartwines. Segundo eles, esse é um peixe com muita gordura por isso pede um vinho com bastante taninos como os tintos.

Receita do Pudim de Clara com Damascos

A receita de bacalhau é bem light, sendo assim a gente tem direito de saborear uma sobremesa maravilhosa!  E o pudim de clara com damascos é sucesso garantido. Uma sobremesa bonita, que mistura doce com azedo, e ao mesmo tempo é crocante. Gente, vai por mim, é bom demais.

Ingredientes do Pudim de Clara com Damascos

06 claras de ovos
06 colheres de sopa de Açúcar
150g de Damascos secos
Chantilly para decorar
Amêndoas a gosto
Manteiga para untar a forma

Veja o passo a passo da receita do pudim de clara com damascos aqui no vídeo.

Mas se você estiver com preguiça, ou sem muita paciência, eu vou te dar uma dica de receita extra. Na realidade não é bem uma receita, mas sim um jeito diferente de servir o velho e bom sorvete de creme. Se animou? Então vamos lá…

Para fazer bonito você só vai precisar de sorvete de creme, uma Colomba Pascal e algumas frutas da sua preferência. Aí você corta algumas fatias da Colomba em cubinhos, leva ao forno até virar uma torrada, depois é só monta um prato bem bonito com sorvete, frutas e essas torradinhas. Fica bonito, gostoso e muito elegante.

Aqui nesse vídeo eu usei panetone, mas o resultado é o mesmo. Veja como ficou chique!

Com essas receitas eu tenho certeza de que você vai arrasar, sem perder horas na cozinha, e ainda terá tempo para curtir a família, por que afinal de contas é isso que importa né gente?

Conta pra mim, você é do tipo que gosta de testar coisas novas na cozinha ou prefere seguir a tradição de alguma receita de família?

Beijo da Lú

Share:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Idioma:

Lu Marinho não tem medo de mudanças – nem as dela, nem as suas!
Com uma carreira consistente e estável, um belo dia resolveu mudar tudo e hoje trabalha com sua paixão, o design de interiores!

Faz isso tanto para clientes dos USA quanto do Brasil, em ambientes residenciais, comerciais e eventos corporativos. Além disso, em seu canal do YouTube dá dicas de decoração, DIY, boas compas, viagens, passeios, comidinhas e muito mais!

Últimos Posts

Rolar para cima