Dicas de decoração para quartos de bebê

Oi, gente! Como o Dia das Mães está chegando, e estou muito inspirada, com saudade do tempo que os meus filhos eram pequenos, resolvi escrever esse post com dicas de decoração para quartos de bebês. Eu sempre digo que decorar o quartinho do filho (a) é como preparar o ninho! É tão gostoso, e, ao mesmo tempo, muito importante, pois, a gente vai se preparando para essa mudança de fase em nossa vida, o momento que vamos desempenhar o nosso melhor papel: ser mãe.

Decorar o quarto do bebê é muito importante, afinal é uma etapa de preparação pra toda família, por isso é fundamental envolver o pai, e os outros filhos também, assim todos participam desse processo cheio de afeto que é a decoração do quartinho do pequeno (a) novo (a) membro.

Cores ideias para quarto de bebê

A decoração do quarto do bebê tem que ser linda, aconchegante, mas acima de tudo, tem que ser prática, pois, aquele pequeno ser vai encher a sua vida de amor, mas dará um trabalhão!

A primeira dica que eu te dou é sobre a escolha das cores para o quartinho. Opte por tons pasteis que promovem o relaxamento, evite utilizar cores vibrantes que estimulam o bebê e vão deixá-lo agitado.

Escolha uma paleta de cores antes de começar, isso vai criar uma identidade e facilitará na eleição dos móveis, objeto de decoração e dos brinquedos como os bichinhos de crochê ou pelúcia.

Assista abaixo dois quartos que decorei, um de menino e outro de menina, observe que em ambos eu fugi daquela monocromia de tudo rosa, ou tudo azul, e ficaram acolhedores e elegantes.

Quarto de bebê menino

Quarto de bebê menina

Como escolher os móveis do quarto do bebê

O berço é a peça mais importante, existem alguns modelos que se transformam em caminha, e a criança poderá usar até uns 5 anos. Aí no Brasil o Inmetro criou uma norma de segurança que todos os fabricantes devem obedecer, dessa forma, a primeira coisa que você deve observar é se o bercinho tem o selo do Inmetro.

A cômoda é outro móvel importante para o quarto do bebê, pois, suas roupas são pequenas e ficam melhor organizadas em gavetas, além disso, ela servirá também, como trocador de fraudas e apoio do kit de higiene. O fato é que logo o bebê vira uma criança e suas necessidades mudam, e a cômoda será substituída por um armário, por isso a minha dica é: escolha uma peça neutra, assim, no futuro ela poderá ser reaproveitada em outro cômodo da casa.

A poltrona de amamentar é mais um item fundamental, afinal você vai passar muitas horas ali. Precisa ser confortável, com apoio para os braços e cabeça. Recomendo deixar uma mesinha de apoio ao lado, isso vai te ajudar muito.

Se você tiver espaço, vale a pena ter um armário para armazenar fraldas e as peças maiores do enxoval. Com o tempo as fraldas darão espaço para as roupas, ou seja, o seguirá o crescimento da criança, por isso, aqui também vale a dica de escolher uma peça neutra, assim ela poderá acompanhar as mudanças que ocorrerão na decoração do quarto.

Outra coisa que não pode faltar são os nichos e prateleira que servirão para organizar as coisinhas do bebê, os bichinhos e outros objetos decorativos.

Um sofá-cama pode ser interessante, se o espaço permitir, com algumas almofadinhas, vai dar um toque especial à decoração, além de ser mais uma alternativa para receber visitas, ou acomodar a babá, se esse for o seu caso.

Em quartos pequenos, aposte em móveis com múltiplas funções, que aproveitam melhor a área e trazem praticidade para o seu dia a dia.

Segurança para o bebê

É importante ficarmos atentas a alguns detalhes que vão garantir a segurança do bebê. Primeiro, o berço e o trocador devem ficar distantes de janelas e de tomadas, e longe de correntes de ar.

Como escrevi no início, certifique-se de que o berço tenha selo do Inmetro. Por exemplo, para evitar acidentes, as grades devem ter distância de 6 cm, além de aspectos estruturais do móvel, essa certificação garante inclusive que a tinta utilizada seja atóxica.

É importante também que o colchão seja antialérgico e do tamanho exato do berço, sem nenhum vão.

Bebês adoram móbiles, mas para evitar acidentes, tenha certeza que eles estejam bem presos, e opte por modelos leves, como os de tecidos, pois, em caso de queda o risco de machucar é menor. É importante também, que o móbile seja afixado, longe o suficiente para que o bebê não se pendure nele. E nada de deixar brinquedos dentro do berço, pois, os bebês podem de ferir com eles.

Fique longe dos famosos kits berços, são bonitos, mas a SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria) e a AAP (American Academy of Pediatrics) desaconselham o uso deles. Os kits berços são ótimos para juntar pó, aumentam o risco de sufocamento, e na medida que os bebês crescem, eles acabam utilizando essa peça para escalar, o que pode causar acidentes. Além do mais, limitam as experiências do bebê.

Última dica da Lú

Aproveite essa fase, a gravidez tem seus incômodos, mas é um período maravilhoso que você nunca vai se esquecer, por isso desfrute cada momento, afinal, o tempo passa rápido, e daqui a pouco uma nova mãe irá nascer.

Se você gostou dessas dicas, compartilhe, assim você me ajuda e ajuda outras futuras mamães.

Beijo da Lú

Share:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Idioma:

Lu Marinho não tem medo de mudanças – nem as dela, nem as suas!
Com uma carreira consistente e estável, um belo dia resolveu mudar tudo e hoje trabalha com sua paixão, o design de interiores!

Faz isso tanto para clientes dos USA quanto do Brasil, em ambientes residenciais, comerciais e eventos corporativos. Além disso, em seu canal do YouTube dá dicas de decoração, DIY, boas compas, viagens, passeios, comidinhas e muito mais!

Últimos Posts

Rolar para cima