Constelação Familiar Sistêmica, a terapia da reconciliação

constelação familiar

Oi gente. Vocês sabiam que muitos dos problemas que nós temos hoje são resultado de padrões comportamentais dos nossos familiares? E que é possível nos libertar de todos eles com a Constelação Familiar Sistêmica? Eu fiquei fascinada por essa terapia, tanto que vim compartilhar com vocês.

O que é Constelação Familiar Sistêmica

Foi criada pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger, ela estuda os padrões de comportamento de grupos familiares, e como eles interferem nos problemas que temos hoje em dia. Mágoas e questões mal resolvidas podem provocar sofrimento ao longo de muitas gerações futuras. Muitas vezes um padrão de comportamento que adotamos teve origem com um antepassado que nem mesmo conhecemos.

A Constelação Familiar Sistêmica, que pode ser feita em grupo ou individualmente, recria cenas que envolvem os sentimentos do constelado dentro do contexto familiar, mostrando a origem do problema.  Dessa forma, ao entender como tudo começou, a pessoa se conscientiza, perdoa, e é “curada” desse padrão.

Como funciona a Constelação Familiar Sistêmica

Primeiro levantamos qual o problema ou tema que queremos estudar. Com base nisso o terapeuta vai pedir informação sobre os nossos antepassados, principalmente que situações marcantes eles vivenciaram, problemas de relacionamento, morte precoce, traumas, quantidade de irmãos, doença etc.

Depois o terapeuta vai pedir para o constelado escolher quem vai representar os familiares, se for uma sessão individual, essas pessoas serão representadas por bonecos. A partir daí o profissional vai relacionar as vivências desses membros com a do constelado, até que ele entenda a origem do problema, e perceba que está repetindo o mesmo padrão de comportamento, dessa forma poderá se libertar desse modelo.

As pessoas que eu conheci que fizeram Constelação Familiar Sistêmica me descreveram como algo mágico e libertador. E é impressionante porque em apenas uma sessão já é possível resolver o problema que nos levaram a fazer a terapia.

Constelação familiar sistêmica é pra todo mundo?

Essa terapia mexe com sentimento muito profundos, por isso é contraindicada para quem está com depressão intensa, com quadros psicopatológicos, pessoas sob efeitos de drogas ou álcool.

O mais importante pra essa terapia funcionar, é que a pessoa precisa ir por espontânea vontade, ela tem que querer estar ali, não adianta tentar levar alguém a força para a Constelação Familiar, a pessoa tem que estar aberta ao processo. A decisão tem que ser dela.

Se você quiser saber mais sobre esse tema, eu recomendo o blog do Instituto Koziner, fundado pelo professor psiquiatra Mario Koziner, lá você vai encontrar muitas informações sobre esse assunto tão interessante.

Você tem algum comportamento ou crença limitante que você gostaria de se libertar? Faria uma sessão de Constelação Familiar, conta pra mim aqui nos comentários?

Beijo da Lú

Share:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Idioma:

Lu Marinho não tem medo de mudanças – nem as dela, nem as suas!
Com uma carreira consistente e estável, um belo dia resolveu mudar tudo e hoje trabalha com sua paixão, o design de interiores!

Faz isso tanto para clientes dos USA quanto do Brasil, em ambientes residenciais, comerciais e eventos corporativos. Além disso, em seu canal do YouTube dá dicas de decoração, DIY, boas compas, viagens, passeios, comidinhas e muito mais!

Últimos Posts

Rolar para cima