7 Dicas para aliviar o estresse em tempos de pandemia

Oi gente, tudo bem? Me conta uma coisa, como anda o seu nível de estresse? Esse momento de isolamento social e preocupação está abalando com o ânimo do mundo todo, por isso eu decidi dividir com vocês algumas dicas que andei lendo, para aliviar o estresse em tempos de pandemia. 

Olha, eu sei que não está fácil para ninguém, mas temos que ter um olhar otimista para vida, e fazer tudo que está ao nosso alcance para superar esse momento da melhor forma que podemos, cuidando das pessoas ao nosso redor, e de nós mesmas, preservando a nossa saúde física e emocional.

Por isso, nesse momento difícil, em que recebemos tantas notícias ruins, eu queria compartilhar coisas boas, que façam bem às pessoas e que seja positivo. Então vamos para as minhas 7 dicas que vão te ajudar a aliviar o estresse em tempos de pandemia.

7 Dicas para ajudar a aliviar o estresse em tempos de pandemia

1 – Menos informação

É importante nos mantermos bem informadas, mas devemos controlar o tempo que passamos assistindo ou lendo noticiários, pois esse bombardeio de notícias negativas aumenta a nossa angústia e não resolve o problema. Ocupe a sua mente com coisas boas. Também sugiro que faça um bom filtro em tudo que chega pelo seu WhatsApp, e abandone aqueles grupos tóxicos que só dissipam teorias da conspiração, fake news e pânico. E é sempre bom reforçar: procure fontes sérias e confiáveis, para se informar. 

2 – Rir é o melhor remédio 

7 Dicas para aliviar o estresse em tempos de pandemia

A ciência comprovou que o velho ditado popular estava certo! Rir faz muito bem para saúde. E como é bom gargalhar, né gente! Nos acalma e alivia a tensão. Então escolha uma boa comédia e prepare-se para uma sessão de risoterapia.  Além da tv a cabo, streaming como Netflix e Amazon Prime, também é possível dar boas risadas com os sketches, e stand ups disponíveis gratuitamente no Youtube. 

3 – Mexa o corpo

7 Dicas para aliviar o estresse em tempos de pandemia

Você não precisa ir à academia para manter uma rotina de exercícios físicos, existem vários canais no Youtube e aplicativos para se exercitar dentro de casa mesmo. Exercícios aeróbicos, yoga, alongamento, dança, o importante é se exercitar, escolha o que te faz feliz e mexa-se. Quando a gente faz exercício físico, o nosso corpo libera endorfina que melhora o nosso humor e a sensação de bem-estar.

E para quem ainda não conseguiu encaixar os exercícios físicos na rotina diária de home office, saiba que é muito importante fazer pequenas pausas durante o trabalho e ficar um pouco em pé. Segundo Alan Hedge, professor de ergonomia da Cornell University, precisamos aplicar a técnica 20-8-2, ou seja:  20 minutos sentada, 8 minutos em pé e 2 minutos de movimento a cada 30 minutos de trabalho. 

4 – Domar a mente

Precisamos tomar o controle da situação e não deixar que o nosso cérebro fique vagando de forma dispersa, e para domar a nossa mente, a melhor receita é meditar. Incluir meditação em nosso dia a dia tem muitas vantagens, vai nos ajudar a reduzir o estresse, ansiedade, melhorar a concentração, a qualidade do sono entre muitos outros benefícios. 

5 – Encontre um tempo para fazer o que você gosta

7 Dicas para aliviar o estresse em tempos de pandemia

Procure fazer atividades que você goste e que te façam relaxar. Algo que te dê prazer genuíno, vale ler um livro, fazer crochê, pintar, ou uma coisa bem simples, como assistir ao pôr do sol da janela tomando um vinho. Considere esse momento um presente, afinal, você merece. 

6 – Musicoterapia

Existem muitos estudos que comprovam aquilo que a gente de alguma forma já sabia: a música faz um bem danado!

O psicólogo Daniel J. Levitin, PhD da Universidade McGill em Montreal, chegou à conclusão de que a música melhora o sistema imunológico do corpo e reduz o estresse. Ouvir música também se mostrou mais eficaz do que medicamentos na redução da ansiedade antes de cirurgias (Trends in Cognitive Sciences, abril de 2013). 

O Neurocientista, Dr. David Lewis-Hodgson da Mindlab International, descobriu que a música reduz a pressão arterial e os níveis de estresse. Mas se você pensa que apenas sons da natureza e flautas são capazes de nos relaxar, você está enganada, os neurocientistas criaram uma playlist pública no Spotify com as 10 músicas mais relaxantes, lá você vai encontrar Adele, Coldplay, Mozart, entre outras.

7 – Faça terapia

Um psicólogo poderá te ajudar a lidar com os seus sentimentos, e você não vai precisar nem sair de casa, pois as consultas poderão ser online. Além disso, existem vários aplicativos de bem-estar emocional, com práticas para te ajudar a controlar o estresse, e algum deles contam também com um cardápio de psicólogos. 

Tente encaixar algumas dessas dicas no seu dia a dia, tenho certeza de que você vai se sentir mais calma e equilibrada. É importante a gente ter paciência e se cuidar, para sair dessa fase mais fortalecidas e tirar algum proveito desse momento, afinal tudo na vida passa, e a pandemia também vai passar.

Compartilhe esse post com as pessoas que você gosta. Vamos fazer uma corrente de coisas boas, propagando empatia e solidariedade.

Beijo da Lú

Share:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Idioma:

Lu Marinho não tem medo de mudanças – nem as dela, nem as suas!
Com uma carreira consistente e estável, um belo dia resolveu mudar tudo e hoje trabalha com sua paixão, o design de interiores!

Faz isso tanto para clientes dos USA quanto do Brasil, em ambientes residenciais, comerciais e eventos corporativos. Além disso, em seu canal do YouTube dá dicas de decoração, DIY, boas compas, viagens, passeios, comidinhas e muito mais!

Últimos Posts

Rolar para cima