Como fazer uma horta em casa

Oi gente, tudo bem? Vocês que me seguem sabe que sou louca por plantas, sempre falo aqui, no Youtube e Instagram, que elas trazem vida para o ambiente, e hoje vou te ensinar a fazer uma horta em casa, mesmo se você mora em apartamento, verá que é perfeitamente possível cultivar o seu próprio alimento, e ainda aliar beleza e saudabilidade.

Vantagens de ter uma horta em casa

Existem muitas vantagens de ter uma horta em casa, a primeira delas é o contato com a terra, eu sinto como se a minha energia fosse renovada, acredito que essa atividade é muito gostosa e terapêutica.

Quando cultivamos o nosso alimento, temos a certeza de que estamos consumindo um vegetal fresco e sem agrotóxico. Além disso, evitamos desperdício, porque colhemos apenas o que vamos comer.

Eu moro em casa e tenho o privilégio de ter espaço para plantar bastante verduras e vegetais, mas se esse não é o seu caso, faça uma horta de temperos, são fáceis de cuidar e muito aromáticas. Você pode ter salsinha, manjericão, alecrim, cebolinha, entre muitas outras, além de ter essas maravilhas sempre à mão, elas ficam lindas em vasinhos. E algo me diz que você vai gostar tanto da experiência que vai acabar arrumando mais espaço para ampliar sua horta. rs

Veja como é a minha horta aqui em casa:

Como fazer uma horta em casa

Qualquer cantinho na sua cozinha, sacada ou área gourmet pode virar uma horta, a dica que eu dei no post sobre decoração de varanda, também serve para esse caso: se você não tem muito espaço, utilize vasos nas paredes e faça uma horta vertical ou até mesmo aérea. O mais importante é que o lugar receba em torno de 4 horas de sol diariamente, assim a sua horta vai crescer forte e bonita.

Como preparar o vaso para a horta

Escolha um vaso de aproximadamente 1 palmo de altura, e furado na parte de baixo para escoar o excesso de água.

  • Coloque uma camada de bolinhas de argila expandida no fundo do vaso, elas são esponjosas, vão ajudar na drenagem, além de ser uma espécie de reservatório de água para as plantas;
  • Na sequência, cubra com uma manta de drenagem para evitar que a terra escoe junto com a água;
  • Chegou a hora de adicionar a terra; compre aquela que é própria para hortas, que já vem com substrato orgânico, como humos por exemplo. Essa é uma terra fofinha, bem preta e ligeiramente úmida. Não esqueça de deixar espaço para a muda da planta;
  • Coloque a mudinha, complete com terra e regue. Evite molhar as folhas, para prevenir ataques de fungos;
  • Você pode cobrir a terra do vaso com palha ou casca de pinus, isso vai segurar a umidade, manter a planta protegida de ventos fortes, evitar pragas, além de ficar visualmente mais bonito.

Todos esses materiais (argila expandida, manta de drenagem, terra com substrato orgânico e casca de pinus) você encontra facilmente em lojas de jardinagem.

Veja como ficou linda a horta vertical que eu fiz aqui no meu estúdio.

Dica importante da Lú: existem várias opções de vasos no mercado, fique atenta apenas para não usar aqueles que são impermeabilizados (geralmente são de barro com a parte interna pintada de preto), pois esse produto é feito à base de petróleo e poderá contaminar o seu alimento.

Fazer a horta a partir da semente

Você também pode começar a suar horta a partir de sementes, aquelas vendidas em envelopes, sabe? Tem até no mercado. Gente, um envelopinho daqueles rende muito, afinal, cada sementinha vai virar uma planta.

Eu acho uma delícia cultivar desde a semente, ir acompanhando o desenvolvimento da verdura, até a hora de colher e comer. Gente, é uma sensação tão boa!

Para isso, você vai precisar criar uma miniestufa, basta reaproveitar as embalagens plásticas que vem com bolo da padaria, aquelas bandejinhas transparentes que ficam fechadas sabe?

  • Coloque terra no fundo da embalagem;
  • Espalhe algumas sementes espaçadamente;
  • Cubra com uma camada fina de terra;
  • Borrife água na terra para umedecer, não encharque!
  • Feche a embalagem e deixe em um lugar com bastante luz natural, para germinar. Nessa fase, não coloque no sol.

Também não será necessário regar, a embalagem fechada com a terra úmida é tudo que a semente precisa. Depois de uma semana vai começar a aparecer as primeiras folhinhas!

Quando a hortaliça alcançar uns 2 cm de altura, é hora de replantá-la no vaso, do jeitinho que eu escrevi acima em “como preparar o vaso para a horta”.

Se for um pé de alface por exemplo, entre 30 e 40 dias você já poderá colher.

Como cuidar da sua horta

Não regue muito e nem deixe sua horta passando sede. A quantidade de água ideal vai depender do clima, humidade do ar e tipo da hortaliça. Eu tenho um truque para saber quando devo regar a minha horta. Eu coloco o dedo na terra, se sair limpo, significa que a planta precisa de água.

De vez em quando é importante adubar a sua horta, quando for comprar, escolha adubos orgânicos pra garantir que você e sua família não vão ingerir nenhum agrotóxico.

Existem algumas receitas de adubos caseiros, feitos com casca de banana, de ovos e borra de café. Além de ser uma opção natural, você vai reaproveitar restos de alimentos que você jogaria no lixo. Tudo de bom né?

Eu espero que esse post tenha te inspirado a criar uma hortinha aí na sua casa, nem que seja apenas para cultivar temperos. Você vai ver como é gostoso ir até a nossa própria horta para colher a cebolinha que vamos utilizar na receita. Mas tem que consumir heim! Pois as hortaliças têm vida curta, se não for para o prato elas vão morrer.

Caso você não consiga comer tudo o que produzir, sabe o que pode fazer? Compartilhar o excedente com os amigos, com os vizinhos, assim você vai espalhar saúde e amor para todos que estão a sua volta.

Agora é a sua vez… Conta pra mim, você se animou com a ideia de ter uma horta em casa?

Beijo da Lú.

Share:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Idioma:

Lu Marinho não tem medo de mudanças – nem as dela, nem as suas!
Com uma carreira consistente e estável, um belo dia resolveu mudar tudo e hoje trabalha com sua paixão, o design de interiores!

Faz isso tanto para clientes dos USA quanto do Brasil, em ambientes residenciais, comerciais e eventos corporativos. Além disso, em seu canal do YouTube dá dicas de decoração, DIY, boas compas, viagens, passeios, comidinhas e muito mais!

Últimos Posts

Rolar para cima