Como escolher a cor da sua parede

Oi gente, tudo bem? Me conta uma coisa, você já teve vontade de mudar a cor de uma parede, mas ficou insegura quanto a que cor escolher? Se respondeu sim, então esse post é pra você. Além de te ensinar a escolher a cor da parede e a combinar com os móveis, eu também vou dar dicas para comprar a tinta perfeita.

Eu sempre digo, cor é vida! Você já reparou como a cor influencia em nosso estado de humor, e como estão relacionadas com a nossa personalidade? Ela é usada inclusive para tratamentos de saúde, como é o caso da cromoterapia. E é por isso que devemos sim, nos preocupar com as cores que vamos vestir a nossa casa. Então, vamos ao que interessa…

Como escolher as cores na decoração da casa

Primeiro quero que você saiba que não existe cor certa ou errada, todas podem ser utilizadas em maior ou menor quantidade, tudo vai depender do estilo de decoração e do efeito que você quer criar. O importante é que haja uma harmonia, que elas combinem entre si.

Vamos começar falando das bases da decoração, que é formada por: piso, portas, janelas e paredes. São grandes áreas que vão influenciar na cor que vamos usar nos móveis e objetos, por isso é recomendável utilizar cores neutras como cinza, bege, marrom, branco e amadeirado, dessa forma será mais fácil fazer combinações, e tem a vantagem de serem atemporais.

Depois, analise as cores dos grandes móveis, como sofá, guarda-roupas, armários da cozinha e cortinas. Essas peças não são substituídas com frequência, por isso também é indicado usar cores neutras.

Os tons pastéis, como verde e cinza claro, rosa envelhecido e bege também são ótimos para a base da decoração e para os grandes móveis.

Isso não quer dizer que você não possa usar cores vibrantes nessas áreas e móveis. Vamos supor que você tenha se apaixonado por um sofá azul turquesa, para que o ambiente não fique muito pesado, as outras cores devem ser mais discretas. Afinal, quando colocamos uma cor forte em um móvel grande, ou em uma parede importante do cômodo, esse será o centro da atenção, por isso, é legal fazer esse equilíbrio.

Outra razão para não exagerar nas cores fortes é que são mais fáceis de enjoar. Para evitar que isso aconteça, opte por colocar em lugares que você não fica muito tempo, como lavabo e hall de entrada. Sabe onde também é bacana usar cor forte? Na cabeceira de cama, assim quando entrar no quanto você verá a cor, mas quando está na cama, não a vê, então não enjoa.

Agora, um terreno seguro, é utilizá-las nos detalhes como almofadas, quadros, luminárias e objetos decorativos.

Lú, posso usar cor escura em um ambiente pequeno?

Pode, desde que seja em uma pequena proporção, senão o cômodo vai parecer menor. Fique atenta apenas para não usar uma cor escura na parede em frente à janela, senão vai escurecer o ambiente.  É melhor que a cor escura seja aplicada nas laterais ou na própria parede onde está janela.

Por outro lado, os tons de médios a claros rebatem a iluminação natural e dão a sensação de amplitude ao ambiente.

Eu gosto de pintar os tetos de branco para ajudar no reflexo da luz, assim como as portas e rodapés, para contrastar com a cor da parede. Mas tudo depende o efeito que a gente quer, por exemplo, em ambiente moderninho fica muito interessante pintar o rodapé e a porta da mesma cor que a parede, isso dá uma sensação de unidade ao ambiente.

Monte uma paleta de cor

Em lojas de tintas e sites dos fabricantes, é possível encontrar cartelas de cores que facilitam muito na decisão de que cor escolher e se elas combinam entre si. Agora eu vou te dar uma dica incrível, se prepare…

Existe um site, chamado Adobe Color, onde você pode montar a paleta de cor de acordo com o seu gosto e móveis que você já tem em sua casa, e dessa forma, ver se eles combinam. Nesse mesmo site você pode fazer upload da foto de algum ambiente que você pesquisou e achou legal, que ele monta automaticamente a paleta de cores dessa foto, e é possível salvá-la para que você replique em sua casa. É bem prático e fácil de usar.

Como não errar na escolha da tinta da parede

Depois que você escolheu a cor, chegou a hora de pintar as paredes, para evitar surpresas desagradáveis, é importante escolher a tinta corretamente, mas calma não se desespere que eu vou explicar direitinho como acertar na escolha.

A primeira coisa que você precisa considerar é que a cor que está na cartela não será o resultado final, pois depois de aplicada ela vai escurecer um pouco. Outro fator que influencia no efeito da cor é a iluminação, que muda ao longo do dia, por isso é fundamental testar a tinta no ambiente, e ver como ela vai se modificando durante o dia. Para essa finalidade, algumas marcas já vendem embalagens testes, bem pequenininhas.

Aqui nesse vídeo eu ensino como fazer esse teste de cor, e dou mais algumas dicas para escolher a tinta.

Eu espero que esse post tenha te inspirado e ajudado a encher a sua casa de cor e alegria. Dessa forma, não passe mais vontade, coloque mais cor em sua vida. E vou te contar mais um segredinho: pintar uma parede é bem fácil e divertido, você mesma pode fazer.

Se você gostou desse post, compartilhe, e não esqueça de deixar a sua opinião aqui nos comentários.

Beijo da Lú

Share:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Idioma:

Lu Marinho não tem medo de mudanças – nem as dela, nem as suas!
Com uma carreira consistente e estável, um belo dia resolveu mudar tudo e hoje trabalha com sua paixão, o design de interiores!

Faz isso tanto para clientes dos USA quanto do Brasil, em ambientes residenciais, comerciais e eventos corporativos. Além disso, em seu canal do YouTube dá dicas de decoração, DIY, boas compas, viagens, passeios, comidinhas e muito mais!

Últimos Posts

Rolar para cima