Estilo de vida minimalista

Oi, gente! Vocês já ouviram falar sobre estilo de vida minimalista? Não estou falando sobre decoração minimalista, mas sim em uma mudança de mentalidade, onde a máxima é consumir menos, porém, com qualidade e, dessa maneira, ser mais feliz; pelo menos é isso que pregam os adeptos dessa forma de viver.

Joshua Fields Millburn e Ryan Nicodemus são amigos de infância, de origem humilde, que batalharam muito até alcançar uma boa situação financeira, realizaram o “sonho americano”, porém, perceberam que ao invés de felicidade, a vida deles era repleta de sofrimento, decepções e muitas preocupações. A partir dessa constatação, eles fizeram o caminho inverso, foram se livrando dos excessos e adotando uma vida mais simples, valorizando pessoas e momentos ao invés de coisas.

Millburn e Nicodemus criaram o site The Minimalists e viajam o mundo divulgando suas filosofias de vida. Eles não estão sozinhos nessa jornada, existem muitos gurus, livros e documentários, sobre o tema, o Minimalismo Já, disponível na Netflix, é um deles.

 

O que é o minimalismo

Pelo que pesquisei, não existe um formato. Cada pessoa faz as suas escolhas, mas, na essência, a ideia é reduzir o consumo exagerado e o desperdício, ocupando nossas vidas e os espaços que esse desapego provocou, com aquilo que amamos e agrega valor para a nossa existência.

Segundo os adeptos, viver com o necessário gera sensação de liberdade, pois, quando acumulamos coisas, tornamos as nossas vidas complicadas, afinal, na medida que adquirimos bens e objetos, eles vão demandando tempo de nós. É como ter uma casa na praia, mesmo usando poucas vezes no ano ela dá manutenção e despesas o tempo todo, precisamos pagar impostos e fazer reparos, sendo que poderíamos simplesmente alugar uma casa para as férias.

Perceba que minimalismo não é sobre dinheiro, mas simplicidade. Uma pessoa minimalista consome sim, mas não compra em excesso, além disso, prioriza itens de melhor qualidade. Antes de adquirir algo, eles pensam se realmente precisam, quais os benefícios daquilo, se vai trazer felicidade ou se será apenas mais um objeto que ficará ocupando espaço e acumulando pó.

Quando se consome menos, automaticamente se gasta menos, o ato de escolher de forma consciente faz com que as pessoas aprendam a dar mais valor ao dinheiro.

Famosos minimalistas

Vários famosos já declararam adotar o minimalismo, o ator Keanu Reeves é visto constantemente em restaurantes comuns e usando o transporte público, além disso, doa boa parte dos seus cachês. A atriz Sarah Jessica Parker, da série Sex and the city, também prefere uma vida mais simples, em uma entrevista declarou:

“Eu acho que nunca comprei roupas para os meus filhos. Talvez casacos e tênis, mas o resto eles usam de primos e do meu irmão – minha mãe guardou tudo que ele já usou!”

Angelina Jolie, Jessica Alba, Jennifer Lawrence também são adeptas dessa filosofia de vida, embora vivam com conforto, presam muito mais pelas relações e a simplicidade no cotidiano.

Minimalismo virtual

Já parou pra pensar no tempo que perdemos apagando e-mail marketing que nunca nem abrimos? E na quantidade de vezes que somos interrompidas por notificações do celular, que apenas desviam a nossa atenção e que, na realidade, não agregam nada para a nossa vida?

Desativar essas notificações, descadastrar-se dessas listas de e-mail marketing, apagar aplicativos que não usamos, reduzir a quantidade de pessoas que seguimos nas redes sociais, são atitudes minimalistas, afinal elas irão gerar uma economia de tempo, nossa atenção não será desviada em vão. Com isso poderemos estar mais presentes e criar relacionamentos onlines mais próximos.

Não quero com esse post tentar te doutrinar, minha intenção é apenas fazer uma reflexão sobre as escolhas que fazemos diariamente em nossas vidas, porque consumir em excesso não nos completa, faz mal para nós e para o planeta. As relações com as pessoas que amamos e as experiências que vivemos é o que realmente agregam valor a nossa existência; e isso, na minha opinião, é o que importa.

Qual a sua opinião sobre esse assunto?

Beijo da Lu

Share:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Idioma:

Lu Marinho não tem medo de mudanças – nem as dela, nem as suas!
Com uma carreira consistente e estável, um belo dia resolveu mudar tudo e hoje trabalha com sua paixão, o design de interiores!

Faz isso tanto para clientes dos USA quanto do Brasil, em ambientes residenciais, comerciais e eventos corporativos. Além disso, em seu canal do YouTube dá dicas de decoração, DIY, boas compas, viagens, passeios, comidinhas e muito mais!

Últimos Posts

Rolar para cima